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Enviada em: 06/11/2017

Na Idade Média, que possuísse alguma deficiência, incluindo a surdez era considerado uma “aberração” ou um castigo de Deus. Ao longo do tempo, no Brasil, os surdos conquistaram seus direitos, um deles a educação inclusiva nas instituições de ensino que não tem infraestrutura para recebe-los. Como também, os professores e alunos não tem uma preparação para socializar com pessoas que tem essa deficiência.  Primordialmente, qualquer pessoa independente de raça, cor, opção sexual ou que possuem necessidade especial tem o direito à educação garantida pela constituição federal de 1988. É lei e esta sendo cumprida, porém não da forma certa, pois várias escolas especialmente às públicas, não tem uma infraestrutura adequada para receber alunos surdos, pois falta capacitação dos professores de ensinar e comunicar com esses alunos. Como também, materiais didáticos em libras que facilitaria bastante o aprendizado deles. No entanto, a falta dessa preparação leva a desistência do corpo docente.  Ademais, a falta de preparação dos professores e dos outros alunos em relacionar e conviver com os surdos prejudica bastante o desenvolvimento e aprendizado deles na sala de aula. Contudo, a pouca instrução que os filhos recebem de seus pais sobre conviver com a diferença do próximo pode acarretar vários problemas como por exemplo, em preconceito e até mesmo violência.  Portanto, médidas são necessárias para resolver esse impasse. O ministério da educação deve preparar mais professores que sejam capacitados a lidar com alunos surdos, através de cursos gratuitos . Como também, criar matérias na grade escolar para instruir o aluno a relacionar e comunicar com eles. E os pais desde cedo ensinar aos seus filhos a respeitar a diferença.