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Enviada em: 25/06/2018

No que diz respeito aos desafios para a inclusão digital da terceira idade,a população idosa está cada vez mais se interessando com as novas tecnologias do mundo globalizado. Isso se evidencia pelo fato fato de nos últimos anos o número de compras de smartphones por eles cresceu aceleradamente como também pela abundância de matrículas feitas nos cursos de informática.  Em primeira análise,convém destacar que o aumento das vendas dos aparelhos eletrônicos pelos idosos, mostra-se de certa maneira que eles tem capacidade de estarem inseridos no meio tecnológico, e ainda que sejam mais velhos,não existe uma regra para que tal não possa usufruir,visto que os adolescentes negligenciam bastante essa busca tardia deles, exemplo disso, muitos os chamam de analfabetos digital. Segundo o IBGE, em 2027, o acesso deles à internet evolua de maneira a alcançarem a marca de 32 milhões. Assim, é inegável que a partir dessa concepção, não é somente a idade mais nova que esteja vinculada nesse meio, ou seja, só por serem mais velhos que  não vão saber utilizar, haja vista que pessoas de qualquer faixa etária podem aprender.  Além disso, podemos salientar que houve uma disseminação pela busca de cursos especializados em ajudar e ensinar os idosos a manusear essa prática com mais facilidade, tendo em vista que antigamente não existia essa tecnologia, o que contribuiu para uma maior dificuldade deles em relação a esse aspecto. Dessa forma, é importante ressaltar que o desconhecimento das áreas que oferecem esse apoio são poucas divulgadas, o que prejudica a quem quer saber.  Portanto, é de extrema importância combatermos essa problemática. É necessário que o Ministério da Educação, através de criação de projetos públicos, que atuem como facilitador na inserção dessa parte da sociedade idosa, com a disponibilização de aulas, com a participação de profissionais de informática, que auxiliam a inclusão digital da terceira idade. Espera-se, com isso melhorar a acessibilidade deles ao mundo digital.