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Enviada em: 07/08/2018

“Ciência e tecnologia revolucionam nossas vidas, mas a memória, a tradição e o mito moldam nossas respostas”. A declaração de Arthur Schlesinger- historiador norte-americano que viveu no século XX, já evidenciava a grande importância dos avanços da inteligência artificial para a humanidade. Embora date de séculos atrás, os desafios para a inclusão digital da terceira idade no Brasil hodierno, representa um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade brasileira. Nesse sentido, pode-se evidenciar as principais causas para a manutenção dessa problemática.             Em uma primeira análise, é possível afirmar que é notória a ausência de políticas públicas que visem instruir os idosos que não possuem o acesso aos novos aparelhos eletrônicos. Em vista disso, um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) comprovou que 24% dos idosos demonstram medo de usar novas tecnologias, bem como, 40% relata ter receio de danificar os aparelhos. Dessa forma, infelizmente, o Estado não promove cursos que ensinem esses idosos a utilizarem celulares, computadores e tablets, assim esses continuam distantes das novas tecnologias, simplesmente, por não possuírem quem os ensine.              Sob esse viés, outro fator a ser destacado é a má distribuição de renda que não permite com que grande parcela da população idosa possa comprar esses artigos considerados muito caros em vista da curta aposentadoria recebida por eles. Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 230, é dever do Estado amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar, bem como, garantindo-lhes o direito à vida. Nessa continuidade, é inadmissível que os municípios não disponibilizem salas apropriadas para o ensino e o acesso livre para todos aqueles idosos de baixa renda que possuam interesse em se inserirem no mundo digital e são impedidos pela desigualdade social.                 A realidade exposta por Schlesinger, é ainda um fator atual, o corpo social é ainda carregado de preconceitos e estigmas com relação aos idosos. Nesse sentido, é necessário que o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, implemente medidas mais eficazes que assegurem a resolução de tal fato: implementar nas escolas de bairro salas especializadas com tutores para o livre acesso dos idosos, promovendo cursos de computação gratuitos que podem ser ministrados por estudantes de nível médio e também campanhas na rede de televisão incentivando essas pessoas a frequentarem essas instituições. Espera-se,com isso, impedir que os idosos sejam excluídos da sociedade mas também colocar em prática o que foi escrito na Carta Magna.