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Enviada em: 07/07/2018

Em meados dos anos 2000, aumentou consideravelmente o número de pessoas que têm acesso à internet no Brasil. Nesse momento, teve-se a impressão de que a inclusão digital atingiria todas as camadas da sociedade e que isso seria benéfico aos cidadãos. Entretanto, atualmente, a proporção de idosos que utilizam os aparelhos eletrônicos modernos é menor que a de jovens, o que demonstra a incapacidade do poder público e das grandes empresas em fornecer a todas faixas etárias a inclusão digital, causando malefícios a população idosa em vários setores da sociedade.   Nesse sentido, sabe-se que um dos grandes motivos que afastam as pessoas da terceira idade dos aparelhos eletrônicos modernos é o foco das grandes indústrias. As propagandas realizadas em rede nacional mostram, na maioria das vezes, pessoas jovens utilizando e se divertindo com os celulares, o que deixa-se entender que esses aparelhos são fabricados para o público com idade inferior a 65 anos. Além disso, a grande variedade de cores e o pequeno tamanho das letras dificulta a utilização dos aparelhos modernos pelos idosos no Brasil.   Além do mais, tanto a população quanto o poder público e grandes empresários oferecem poucas oportunidades para os idosos aprenderem a usar os celulares. De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, fato social é tudo que segue um padrão e, devido a isso, é imposto aos indivíduos. Logo, percebe-se que saber utilizar os aparelhos modernos é um padrão imposto às pessoas. Porém, a sociedade em geral não considera as diversidades e dificuldades que alguns públicos têm em aprender determinadas tarefas e, com isso, os exclui desses meios.   Em síntese, a não utilização dos novos meios de comunicação pelos idosos representa um problema da sociedade brasileira atual. As novas tecnologias apresentam-se como formas de interação social entre as pessoas, o que facilita o contato entre os indivíduos e pode ajudar a resolver tarefas do cotidiano, como pagamento de contas, por exemplo. Além disso, os idosos, nesse caso, são prejudicados no acesso ao lazer, visto que o " mundo digital " oferece grande diversidade de filmes, séries e músicas que poderiam atingir esse público.   Portanto, conclui-se que o Brasil não possui um sistema eficaz de inclusão digital para as pessoas da terceira idade. O Governo brasileiro, através da redução de impostos, deve incentivar as grandes empresas a oferecerem cursos gratuitos a idosos aprenderem a utilizar os aparelhos eletrônicos. Além disso, essas empresas devem criar propagandas em TV, rádio e internet onde o público alvo seja a população idosa. Como consequência dessas ações, essas pessoas saberão usar os celulares, serão inclusas no " mundo digital " e isso as beneficiará no lazer, tarefas cotidianas, entre outros.