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Enviada em: 19/07/2018

Segundo o sociólogo Émile Durkheim, ao tratar sobre o fato social, revela que o indivíduo deve-se adaptar as regras da sociedade. Seguindo esse mesmo raciocínio, constata-se o desenvolvimento hodierno da tecnologia na contemporaneidade. Por consequência dessa nova era digital, ocorre dificuldade de inclusão de pessoas mais velhas e com isso a mesma não se adequar com o pensamento de Durkheim. Portanto, o desenvolvimento tecnológico é fundamental para integrar todas as classes da sociedade.        É importante evidência, que em meados do século XX iniciou a Terceira Revolução Industrial, e como resultado  originou-se a fase da informática. Entretanto, apesar da revolução  célere no âmbito da comunicação, ocorre um desafio de inclusão da terceira idade, principalmente por terem crescido em uma realidade diferente dos jovens atuais, em virtude disso ocorre uma falta de  afinidade com esses novos meios de informação e por isso, sua inserção nesse campo cibernético não tem ocorrido efetivamente.      Outrossim, são as práticas  de preconceitos direcionados à terceira idade brasileira. Segundo as pesquisadoras Andrea Thomaz e Célia Caldas, jovens dessa geração contemporânea enxergam os idosos como "seres de outro mundo", por não possuírem as mesma habilidade e eficiência. Ademais, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu,ao tratar da sua teoria de violência simbólica, observa-se a presença da mesma ao afetar a classe dos idosos. Torna-se evidente, portanto, a necessidade de medidas político-administrativas direcionadas para a resolução desse problema.           É evidente, portanto, que há entraves para que os idosos tenham pleno acesso  ao meio da comunicação no Brasil. Dessa maneira, é fundamental que o Governo promova melhoria na educação digital dos mais velhos, por meio de aulas de informática gratuitas, com profissionais especializados, oficinas em escolas com o ensino voltado a era digital. E com isso,  esses indivíduos se adaptaram com as novas regras da sociedade, segundo Durkheim.