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Enviada em: 13/07/2018

Muito vem sendo discutido sobre os desafios para a inclusão digital de idosos no Brasil. Isso ocorre ,principalmente, porque, segundo dados de uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, apenas 19% das pessoas que têm acima de 60 anos usam a internet. Diante disso, percebe-se a necessidade de superar tais adversidades, que são o receio que alguns idosos tem da tecnologia e a falta de pessoas para lhes auxiliarem.  Primariamente, faz-se necessário discutir o medo que alguns idosos tem da tecnologia moderna. No Brasil, maioria das pessoas da terceira idade apresentam receio em utilizar aparelhos eletrônicos. Isso ocorre devido a tais inovações serem recentes e proveniente da Revolução Técnico científico-informacional que ocorreu na segunda metade do século XX. Com isso, esses indivíduos não se adaptam ás mudanças e acabam não querendo aprender a utilizar essas novas tecnologias.  Ademais, há também a questão da falta de pessoas que possam auxiliar idosos na inclusão digital. Apesar de muitas pessoas da terceira idade possuírem filhos, netos ou sobrinhos que entendam de tecnologia, o que ocorre é a falta de interesse desses em ensinar aos idosos como utilizar as tecnologias modernas. Alguns idosos acabam buscando por conta própria cursos particulares para poderem aprender, porém muitos são caros e são poucos as oficinas que ofereçam gratuitamente o ensino.  Portanto, diante do que foi exposto, percebe-se a necessidade de medidas para mudar tal situação. Assim, as universidades poderiam oferecer cursos gratuitos de inclusão digital a idosos, com a ajuda de alunos de computação que ministrariam as aulas e em troca ganhariam bonificações na faculdade. Além disso, o Governo, por meio do Ministério da Educação, deveria promover anúncios em emissoras de televisao e rádio, afim de alertar aos idosos sobre os benefícios do acesso a internet e as tecnologias modernas. Com isso, seriam superados os desfios da inclusao digital dos idosos.