Materiais:
Enviada em: 19/07/2018

Desde o Iluminismo, tende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro . Contudo, quando se observa a inclusão digital da terceira idade no, Brasil,verifica-se que esse ideal é constatado na teoria e não na prática e a problemática persiste ligada a realidade do país .Diante disso, torna-se claro a insuficiência de estruturas especializadas em instruir esse público sobre como usar os meios tecnológicos , bem como o entendimento do papel social nesse arranjo .     Convém ressaltar, a princípio,que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema.Tal fato se reflete nos escassos investimentos governamentais em projetos que tenham com fito a educação digital dos idosos,melhor suporte para que essa população tenha acesso aos meios tecnológicos de maneira mais fácil, medidas que tornariam o ambiente digital mais inclusivo .      Ademais, para o filósofo, Marx Horkheimer os meios de comunicação perde sua funções social, tendo como exclusivo objetivo a produção de informações com o intuito de arrecadar capitais . Desse modo, a indústria publicitária brasileira por estar alinhada ao interesse de mercado não difunde informações sobre a importância de participação da família para a inclusão digital dos idosos .Diante desse fato, os familiares ocasionalmente não auxiliam os idosos à acessarem os meios da internet , exemplo disso é que,quando um idoso pede ajuda para acessar um site o indivíduo não o ensina como fazer essa tarefa, mas sim faz por ele , assim , contribuindo para que esse cidadão continuem excluído digitalmente .      Destarte, para que os ideais iluministas sejam alcançados na sociedade brasileira é preciso que o governo e a mídia trabalhem juntos. Portanto, para que isso ocorra é crucial que o Governo Federal , forneça subsídio para serem investidos em cursos ministrados por profissionais da informática , para ensinar o público da terceira idade como ter acessar  a esses meios. Além disso, é importante que os meios midiáticos criem propagandas de conscientização sobre a importância da família ensinar.