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Enviada em: 25/07/2018

Não se pode refutar a importância que a inclusão digital tem para a independência e bem estar dos idosos no atual mundo globalizado. Porém, ela está cercada de desafios, como as tentativas de aprendizado frustadas e a falta de conhecimento dos idosos e familiares dos cursos voltados para a inclusão digital da terceira idade. Desse modo, deve-se discutir sobre essas barreiras para que medidas sejam tomadas.    Em primeira instância, a falta de conhecimento da existência de cursos voltados para a inclusão digital da terceira idade é um dos principais desafios dos idosos e dos seus familiares. Desconhecimento esse que é provocado pelo baixo número de cursos especializados nessa área e reduzida divulgação dos existente, o que corrobora para o isolamento dos idosos do atual mundo globalizado, impedindo a expansão da sua comunicação e busca por novos conhecimentos.    Ademais, devido a precária oferta de possibilidades para a inclusão digital da terceira idade, muitos idosos pedem ajuda para seus familiares, como filhos e netos. Mas em diversos casos essa tentativa de aprendizado acaba sendo frustante, porque o idoso precisa de um método de ensino que seja lento e repetitivo, forma educacional essa que a maioria dos seus familiares não consegue suprir, devido a falta de tempo ou paciência em ensinar. Com isso, os idosos criam um bloqueio com as novas tecnologias e se sentem incapazes de aprender sobre elas.    Por tudo isso, percebe-se como principal promotor dos desafios a precária estrutura para auxiliar a inclusão digital da terceira idade. Desse modo medidas devem ser adotadas, como a criação de instituições, pelos governos municipais e ONG'S, que oferecem cursos voltados para incluir os idosos no mundo das tecnologias. Além disso, eles farão divulgações desses cursos nos canais de televisão e através de campanhas nas ruas, com o objetivo de estimular as pessoas idosas se inscreverem nos cursos supracitados.