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Enviada em: 21/08/2018

Nos anos 2000, houve a popularização da internet e dos equipamentos tecnológicos no Brasil. Esse evento atingiu, de diferentes intensidades, todas as faixas etárias. Porém, a manipulação eficiente desses eletrônicos ainda é bastante desigual entre as diferentes idades, sobretudo a mais avançada. Nessa perspectiva, o incentivo à família e a maior disponibilização de meios de educação digital constituem os desafios que devem ser suplantados para a inclusão efetiva no mundo digital das pessoas da terceira idade.      O primeiro desafio consiste no fomento á família para atuar como agente que proporcionará aos idosos os ensinamentos básicos para a exploração dos meios digitais. Os avôs quando novos abdicaram de muitos momentos lazer e descanso para ensinar alguma atividade a sua prole como, por exemplo, andar de bicicleta. Logo, a desculpa da falta de disponibilidade de tempo ou carência de paciência dado pelos adultos para justificar a sua omissão no processo pedagógico digital é infundada. Outro fator que distancia os integrantes mais novos da família como "professores" digitais é a crença errônea que esse aprendizado não terá utilidade prática. Existe, sim, inúmeras utilidades: em casos de emergência, avisar os familiares de forma mais rápida; estreitar laços com os parentes ou obter dicas saudáveis.Dessa maneira, é fundamental que os componentes da família ensinem os idosos a usufruir dos aparelhos digitais.         Manifesta-se como segundo desafio, a necessidade de oferecer mais opções de educação digital aos idosos que residem sozinhos ou acompanhados de outras pessoas da sua idade. Há várias possibilidades de educação que vão ao encontro dessa proposta, como o "Neto de aluguel" ou cursos ofertados por instituições especializadas.  Todavia, a maioria dessas propostas se encontram em grandes centros urbanos. Prova disso, é o programa "Conviver e Conectar" realizado na capital do Ceará. Portanto, é impreterível difundir esses programas nas cidades menores.          Com a finalidade de reduzir os desafios para a inclusão digital das pessoas da terceira idade, cabe às mídias  junto com as lideranças religiosas conscientizarem os filhos e os netos dos idosos por meio de propagandas e palestras, respectivamente, para ensinar os mais velhos a utilizar os meios digitais. É dever dos governos municipais buscar firmar alianças com as instituições de educação digital para que essas disponibilizem aulas a um preço acessível para os idosos. Dessa forma, será possível as pessoas com cabelos brancos