Materiais:
Enviada em: 09/08/2018

Devido ao recente avanço tecnológico, os indivíduos que hoje encontram-se na terceira idade, não tiveram quando jovem intimidade com o mundo virtual, dessa forma, grande parcela desse grupo encontra-se à margem do frenético mundo digital. No entanto, novas propostas de ensino visam capacitar e inserir no meio da informática essa parte da sociedade. Porém, a inclusão dos idosos é obstaculizada devido às necessidades físicas e as  dificuldades de manuseio dos equipamentos, além do preconceito que permeia o imaginário da população em afirmar que depois de velho perde-se a capacidade de aprender.     Primeiramente, o estrangeirismo dos esquipamentos de informática associado à linguagem informacional e a capacidade física reduzida dificulta o aprendizado dos idosos. Com efeito, a aquisição de palavras estrangeiras aos equipamentos produzido e comercializado no Brasil e os neologismos das redes sociais e, também a falta de acessibilidade dos equipamentos aos idosos que possuem dificuldades físicas corroboram para inibir o anseio de aprendizado do idoso. Todavia, o número de pessoas da terceira idade que procuram se inserir no meio digital vem crescendo a cada ano segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, afirmando que nos últimos oitos anos o crescimento desse público conectados na internet foi de mil por cento.       Ademais, ainda é evidente que o grupo da terceira idade sofre com os constantes preconceito. Pois,  sendo vistos como pessoas que onera o estado, por serem, em grande parte, aposentado e por não apresentarem a mesma disposição de outrora, esse grupo social sofre com o estereótipo de que é impossível aprender algo novo depois de velho. No entanto,  com o crescente e promissor mercado que esse público vem oferecendo, pessoas estão se especializando para ensinar os idosos a lidar com o mundo virtual. Nota-se, então, a ruptura entre as antigas concepções sobre a terceira idade.        Nesse contexto,  a inserção dos idosos ao meio informacional encontra obstáculos que necessitam, portanto,serem superados. Assim, o Governo, através do Ministério da Educação, deve instituir que os produtores de equipamentos digitais facilitem a linguagem dos seus produtos para haver facilidade de acesso dos idosos aos equipamentos, também deve dar incentivos aos prefeitos para criarem, nos municípios, centros educacionais para os longevos, visando à inserção desses ao mundo informatizado. Dessa forma, poderá vivenciar uma diminuição da lacuna que afasta os jovens do idosos.