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Enviada em: 17/08/2018

Inclusão digital: desafio para o idoso    A invenção dos celulares que  tem como principal função auxiliar na difusão de informações e nas relações sociais por meio da internet, é datada do século passado, do ano de 1973. Esta tecnologia, como pode-se perceber, é algo muito recente e, isso faz com que somente as gerações atuais tenham maior habilidade em compreender e utilizar esse mecanismo, fazendo com que as pessoas da terceira idade possuam dificuldades no manuseio desses aparelhos. Isto tornou-se um problema de grande relevância e um desafio que deve ser enfrentado, já que os idosos também necessitam  estar "conectados" com o mundo informacional para não permanecerem ainda mais à margem da sociedade.    A priori, é fácil notar que os seres humanos que são considerados idosos, são marginalizados e discriminados em vários aspectos, sendo que, no meio tecnológico não é diferente. A falta de infraestrutura educacional na área da informática voltada para idosos,  não precariza somente a disseminação de informações mundiais e locais para esse público, mas também  prejudica a instrução que esses indivíduos poderiam ter sobre como evitar doenças e problemas cognitivos cuidando da alimentação e fazendo atividades físicas que auxiliam no bem estar e no funcionamento saudável do corpo. Segundo a SCIELO, 62,5% das mortes de idosos de até 74 anos em São Paulo, poderiam ser evitadas.     A posteriori, é possível inferir que ao longo da existência, o ser humano perde alguns neurônios e, consequentemente, sua capacidade intelectual e motora também diminui, sendo que, isso dificulta a aprendizagem e a manipulação de um celular/computador. Visão ruim, dor nas costas, falta de projetos sociais e ausência de paciência por parte de familiares, amigos ou pessoas próximas, são os maiores desafios que as pessoas da terceira idade enfrentam para a inclusão digital. De acordo com os dados da comScore Brasil, o índice de idosos que utiliza a internet regularmente chegou a 7% no final de 2011.     À luz do exposto, para que os desafios da inclusão digital da terceira idade sejam minimizados, é necessário que o governo desenvolva um projeto de educação básica de informática a nível nacional, para que essas pessoas tenham respaldo nesse "novo mundo" tecnológico.  É imprescindível que a própria população, os familiares e amigos desses indivíduos, aceitem e entendam as dificuldades dos mesmos e ajudem nessa busca pela inserção social e pelo conhecimento informacional . Somente assim, o adulto da terceira idade se tornará um cidadão ativo, que produza e se sinta útil e, com isso, a sociedade como um todo pode se enriquecer.