Materiais:
Enviada em: 14/08/2018

Na idade das pedras, os primeiros homo sapiens jamais imaginariam viver tanto quanto as nossas últimas gerações. Isso porque, os inúmeros avanços que a tecnologia e a medicina tiveram nos últimos anos, proporcionaram uma maior longevidade para a população. Contudo, concomitante a esse avanço, o envelhecimento da população também trouxe problemáticas. Entre elas, a falta de inclusão digital dos idosos vem se destacando. Isso se deve a dois fatores principais: A falta de proatividade dos mais jovens em prover assistência aos idosos e a falta de atratividade dos aplicativos para o público mais velho, visto que esses aplicativos muitas vezes  são pensados para atrair os mais jovens, dificultando ainda mais o aprendizado da população do topo da pirâmide etária. Uma vez analisadas estas problemáticas, torna-se imprescindível o aprofundamento do tema.          A Constituição Brasileira de 1988 prevê uma educação igualitária e de qualidade para todos. Para este fim, o estado a família são responsáveis por prover a educação aos cidadãos, todavia, nem sempre esses pilares da sociedade exercem seu papel. Muitas vezes devido a correria cotidiana dos familiares e a falta de interesse do estado com educação da terceira idade, visto que esses não vão contribuir economicamente para sociedade,  os idosos são desprovidos desse tipo de assistência ficando a margem da sociedade, resultando no seu isolamento e ferindo sua auto estima, em muitos casos chegando até a depressão.       Outrossim, a falta de um design convidativo aos idosos ainda é um impasse para combater a falta de inclusão digital. Esse formato advêm da falta de interesse da industria com a população idosa, que não vê neles um grande público  contrariando a célebre frase  de Platão de que a velhice não deveria ser entendida como doença, pois não é algo contrário à natureza. Esse cenário reforça ainda mais o preconceito com os idosos afastando-os do direito a educação       Logo, é necessário que o Ministério da educação em parceria com instituições de apoio a terceira idade, criem cursos tanto para os idosos, afim de aprender mais sobre o funcionamento dos aparelhos, quanto para os familiares, afim de ensinar a forma como os idosos aprendem. É imprescindível que a industria comece a pensar em produtos que atendam os idosos, e nesse sentido, é necessário que estes, juntamente com seus familiares cobrem da industria essa inclusão, fazendo que assim, a partir do entendimento e do bom uso das novas tecnologias, os idosos possam ser cada vez mais ativos na nossa sociedade.