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Enviada em: 15/08/2018

Busca pelo aprendizado digital pela terceira idade       Concomitante com desenvolvimento digital, a medicina também aprimorou sua atuação, permitindo, assim, a diminuição de enfermidades, as quais antes causavam falência em seus portadores. Logo, é possível afirmar que a sociedade está se transformando, aumentando a expectativa de  vida individual e consequentemente o número de idosos. No entanto, estas pessoas desenvolveram-se em épocas que muitas inovações não existiam, e, com isso, não possuem proximidade e facilidade com o manuseio destes produtos, gerando inúmeros desafios para inseri-los nesse meio.       As inovações digitais foram criadas com o intuito de facilitar a realização de atividades, principalmente a comunicação, portanto, utilizá-las tornou-se comum em qualquer tipo de relação. Assim, muitos idosos buscaram aderir a essa maneira de comunicação, porém, como dito, muitos encontraram dificuldade de interpretação  e entendimento, visto que a maioria dos equipamentos digitais utilizam símbolos, atalhos e comandos não conhecidos por eles. Além disso, é sabido que em muitos casos a memória encontra-se desgastada, o que atrasa e dificulta a inserção de pessoas com mais de 60 anos, caso essas não pratiquem com frequência ou não façam um simples manual de instruções.       Visando ajudar a inserção da terceira idade no mundo digital, alguns cursos foram criados, como por exemplo o projeto "Conviver e Conectar" oferecido pelo SESC, o qual objetiva  a realização de atividades simples em smartphones, além de demonstrar muitos recursos oferecidos por eles. Ademais, a maioria dos idosos que almejam recursos digitais, procuram ajuda  em pessoas da geração atual, como seus netos e filhos, por exemplo, uma vez que estes estão acostumados com estes produtos.       A partir de tais pontos, é possível concluir que, a fim de acompanhar o desenvolvimento tecnológico e aproveitar as facilidades oferecidas pelo mesmo, pessoas consideradas na melhor idade enfrentam inúmeros desafios, muitos em virtude da idade avançada, porém, este obstáculo pode ser ultrapassado, por isso, acredita-se ser necessária a elaboração de projetos que aproximem esses indivíduos e os mostre que existe a possibilidade de inserção, seja por iniciativa privada ou estatal, uma vez que a muitos não tentam aprender pelo simples medo de não conseguirem.