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Enviada em: 23/08/2018

Apesar da importância da tecnologia, no que concerne a integrar informações e veicular utilidades públicas é indiscutível que o seu conhecimento pela terceira idade ainda possui limitações. Nesse contexto, vale destacar a falta de estímulo da família que, por sua vez, considera que o meio digital representa um local inapropriado aos idosos. Além disso, acrescenta-se a falta de locais no Brasil, com o propósito de ensinar gratuitamente informática básica aos idosos.   Em primeira análise, no que consta a falta de estímulo da família, notadamente pode-se incluir o preconceito quanto o acesso da terceira idade ao meio digital. De maneira que, se entende que oferecer a eles oportunidade de integração nas novas tecnologias, como internet e redes sociais, tal atitude implicará em distração nas atividades cotidianas. Por outro lado, despreza-se os benefícios desse acesso, entre os quais, a oportunidade de informação.   Aliado a isso, no Brasil são raros os exemplos de projetos sociais ou políticas governamentais com o objetivo de ensinar os idosos, a como utilizar computadores e smartphones. De modo que, os percalços não apenas se relacionam com a falta de recursos a tais projetos, mas também a disponibilidade de profissionais capazes de realizar com facilidade tal tarefa. Por conseguinte, torna-se inevitável o contigente de indivíduos da terceira idade fadados ao analfabetismo digital.   Portanto, haja vista a dinâmica dos tempos modernos, que possuem como ponto focal a tecnologia e o universo digital, é fundamental que o governo brasileiro invista em políticas públicas, com a finalidade de ampliar gradativamente o acesso de idosos a cursos de informática básica e internet. Uma vez que a inclusão destes, significa um passo importante da sociedade brasileira no rumo do acesso democrático às novas redes de comunicação e o acesso à informação.