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Enviada em: 28/08/2018

Sabe-se que, a evolução que as tecnologias da informação vem sofrendo está de certa forma dificultando o acompanhamento da população idosa, ficando assim excluída deste processo. Mesmo sendo possível à interação digital com os idosos, são poucos que ainda sabem como funcionam esse meio, mesmo tendo desejo de aprender, à falta de conhecimento é um impasse.    Mediante aos fatores expostos, o interesse das pessoas com mais de 60 anos para se conectar no mundo virtual e ascendente, conforme uma pesquisa no Instituto Locomotiva, que mostra que nos últimos oito anos o aumento para internautas de terceira idade conectados foi de quase 1000%. Apesar dos ganhos, muitos idosos permanecem desconectados da inclusão digital.   É evidente que a introdução do idoso nessa esfera é necessária para novas descobertas e experiências. Além de ajudar com o estímulo da memória com comandos repetitivos, autoestima visto que estarão a par dos acontecimentos e entretenimento tirando muitos da solidão e facilitando a comunicação com amigos e familiares distantes.      Em vista dos fatos elencados, motivar os idosos a continuar aprendendo mesmo com suas limitações e preconceitos deve ser função da família e também da sociedade. Nesse sentido o profissional de serviço social tem uma atribuição importante, propor projetos de inclusão digital, estará oportunizando benefícios para o idoso,dentre os quais promovendo a emancipação social e a sua autonomia.      .