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Enviada em: 02/10/2018

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, surgiram tecnologias que buscassem o aprimoramento dos recursos armamentistas. Nesse contexto, é possível afirmar que a comunicação e transmissão de informações passam à ser um fator estratégico para a humanidade, assim, surge um mundo globalizado repleto de novas descobertas e possibilidades para todos. Entretanto, mesmo com as vastas vantagens do advento da Internet, ergue-se alguns problemas para utilizar as novas tecnologias, principalmente, por parte das pessoas da terceira Idade, que começaram à entrar nesse "novo mundo" no final do século XX, quando surgiram no dia a dia das pessoas o smartphone, equipamentos com base no Wi-Fi, entre outros recursos. Portanto, conclui-se que medidas devem ser tomadas para combater a essa problemática de inclusão enfrentada por esses idosos, a fim de solucioná-la.   Em primeiro lugar, é possível afirmar que a terceira idade não detêm a ajuda dos mais jovens para aprender a utilizar essa novidade, o que contribui para o obstáculo. Segundo o sociólogo Durkheim,  o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar, isso afirma o fato de que o se houvesse o interesse da juventude à corroborar para o ensinamento dessa classe seria algo muito positivo, no entanto, a mesma acha os idosos lentos para aprender, ou muita das vezes não tem paciência para ensinar. Pode-se destacar também que a maioria dos idosos pedem aos seus netos ou mais jovens, para fazer o uso dessa inovações para eles, sem que haja um interesse de aprendizado por parte desse longevo.    Outrossim, destaca-se também o analfabetismo digital da terceira idade, a qual pode acarretar diversas dificuldades na vida dessas pessoas, desde a realização de tarefas básicas, como ir ao banco sacar ou receber dinheiro, ou até mesmo o manuseio do telefone celular, devido as limitações que acometem à eles. Com isso, torna-se incontestável que essa faixa etária encontra muitas dificuldades para se adequar aos novos meios de informação e entretenimento, devido ao grande impacto dessas tecnologias em seu cotidiano o que pode restringir a socialização e conhecimento.     Torna-se evidente, portanto, que é necessário mudanças da sociedade junto ao Estado para mudar essa realidade da terceira idade. Assim, é necessário que o Estado criem palestras e debates gratuitos sobre o uso correto do celular, alertando-os sobre os perigos do celular, como o vírus, para dinamizar as oportunidades de aprendizado e informações das novas tecnologias. Além disso, cabe a participação das ONG´s, para que desperte o interesse dessa faixa etária, a aprender e ouvir sobre a Internet, com o intuito de que dinamize suas interações sociais. Por fim, destaca-se a participação efetiva dos jovens na vida desses idosos, principalmente os mais próximos, a fim de ensiná-los e orientá-los como fazer o uso dessa tecnologia de forma correta, pois o jovem de hoje é o idoso de amanhã.