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Enviada em: 27/02/2019

Segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação, mais de 50% da população idosa brasileira possuem acesso a internet e utilizam diariamente aparelhos eletrônicos, sendo observado que esse número cresce ano após ano. Entretanto, a indústria tecnológica não acompanhou esse desenvolvimento digital da terceira idade, visto que muitos aparelhos eletrônicos são destinados ao público jovem, não apresentando configurações adequadas e claras a população idosa. Além disso, há o preconceito presente na sociedade em relação ao uso digital dos idosos e o atrasado do sistema de saúde pública de desenvolver e integrar os idosos a comunidade através da tecnologia.       De acordo com a pesquisa realizada por uma das maiores empresas de softwares, a AVG Technologies, os idosos se sentem desconfortáveis com muitos aparelhos e com o uso da internet. Isso se deve principalmente às configurações da maioria dos dispositivos, que não apresentam formatos adaptados de fonte ou possuem o manual de instruções com letras ilegíveis, brilho excessivo da tela, sistema de segurança não evidente, sendo o último uma das maiores preocupações dos idosos, que buscam segurança e privacidade na rede digital.       Outro fator que retarda o crescimento da adesão dos idosos ao mundo digital é o preconceito e a rotulação enraizada na sociedade brasileira, na qual vê os idosos incapazes de aprender e realizar novas atividades, mantendo-os distantes do centro das discussões, como se o único espaço dos seniores fosse residencial, sem contato com o mundo, pessoas e lazer. Aliado a essa noção antiquada, há demorada implementação na rede pública de tecnologia a população idosa, que tem como propósito unir paciente e profissionais da saúde, além de proporcionar o envelhecimento de qualidade, reduzir doenças como depressão e o isolamento social, mantendo-os ativos e conectados com a sociedade.       Portanto, é necessário que as empresas especializadas no desenvolvimento tecnológico ofereçam serviços e produtos direcionados ao público idoso. Além disso, é indispensável que o Estado aperfeiçoe o sistema de saúde pública, instruindo não somente os idosos, mas toda a sociedade sobre a importância da tecnologia na terceira idade, através de projetos e campanhas de integração e conscientização tecnologia-idoso, para que assim os seniores tenham acesso adequado ao mundo digital adquirindo conhecimento, inclusão digital e social.