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Enviada em: 18/10/2018

Conversas, álbuns de fotografias, passatempos, informações, mídias, serviços, dinheiro. É cada vez mais comum utilizar o universo digital e online para realizar essas e muitas outras funções. As plataformas digitais, hoje, possibilitam o mundo em uma tela e estar alheio à elas é como estar dentro da "caverna" de Platão, vendo apenas as sombras da realidade virtual, sem compreender a imensidão deste mundo digital. Infelizmente, a maioria da terceira idade brasileira ainda se encontra nessa situação e sua inclusão digital enfrenta desafios que vão desde o preconceito relativo à aprendizagem em idades avançadas até a falta de apoio da sociedade frente as dificuldades digitais dessa minoria. Primeiramente, o preconceito da sociedade e, muitas vezes, do próprio idoso quanto a sua adaptação a essas tecnologias desestimula a busca pela inclusão digital. Uma das causas deste preconceito é o abismo tecnológico existente entre a geração mais antiga e as mais novas. Se as tecnologias que surpreendiam a maioria da terceira idade atual na sua juventude eram o rádio e a linha telefônica, hoje, diante das novas tecnologias que surgem a cada momento, essa geração enfrenta dificuldades em acompanhar o mundo digital. Paralelamente, a descrença da sociedade, em geral, na capacidade de atualização dos idosos colabora para sua exclusão. Em vista disso, muitos idosos, ao se deparar com o medo de não conseguir se atualizar, desistem da ideia de buscar a inclusão digital Ademais, a falta de apoio tanto familiar quanto profissional prejudica o acesso a inclusão digital por essa minoria que necessita de atendimento especial e paciente. Na novela do SBT, "As Aventuras de Poliana", a Dona Branca, personagem idosa, aprende a usar as redes sociais com a ajuda de um jovem muito paciente chamado Vinicius. No entanto, inicialmente ela pediu ajuda à sua neta e a outro jovem, porém, ambos não foram pacientes o suficiente para ajudar a senhora. Esse plano da novela retrata o quanto a sociedade tem dificuldade em ajudar essa geração a se atualizar no mundo digital. Além disso, o acesso a cursos de informatica básica especialmente para idosos é muito limitado no Brasil, o que retarda ainda mais o processo de inclusão digital. Dessa forma, mesmo buscando se atualizar, a terceira idade nem sempre encontra alguém disposto a ensinar. Medidas são, portanto, necessárias a fim de superar os desafios da inclusão digital da terceira idade brasileiro. É dever do Ministério do Desenvolvimento Social investir na inclusão digital desta minoria por meio de políticas públicas que proporcionem o acesso gratuito a cursos de informática básica - redes sociais, internet, no celular e computador - especializados no ensino de idosos com o intuito de garantir aos idosos que não são ajudados por familiares e conhecidos o acesso ao conhecimento digital. Assim, seria possível à terceira idade sair da "caverna" e conhecer a inclusão no mundo digital.