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Enviada em: 30/10/2018

A partir do século XX, iniciou-se uma fase evolutiva de processos tecnológicos. A denominada Terceira Revolução Industial, trouxe consigo uma série de avanços tecnológicos, dentre eles, os promovidos pelo uso da internet. Esses avanços, consequentemente, facilitaram a comunicação interpessoal e promoveram a integração mundial de forma rápida e eficiente. Entretanto, no Brasil, grande parte das pessoas que pertecem a terceira idade são considerados como público alvo de exclusão digital, uma vez que, não acompanharam o desenvolvimento contemporâneo. Diante disso, torna-se passível de discussão, a inclusão digital dos idosos.                       Nesse contexto de expansão da internet, a terceira idade tem apresentado dificuldades para se inserir no mundo digital. Essa dificuldade pode ser atribuída ao fato de que esses indivíduos conviveram por um longo período de suas vidas sem a utilização dessas tecnologias. Além disso, com a ampla disseminação da internet, não houve um processo de inclusão digital e adaptação, que possibilitasse o aprendizado gradual dos idosos.                         Correlacionado a este aspecto, existe também, à falta de oportunidades educativas para viabilizar o acesso da terceira idade às novas tecnologias. Parafraseando Paulo Freire, a educação é o meio para transformar a socidedade, pois sem ela a sociedade permanecerá sempre a mesma. Entretanto,a manutenção da discriminação com o público mais velho,contribui para o descaso de órgãos públicos com políticas educativas de inclusão digital,limitando a autonomia,o acesso à informação e a integração social. Além disso, nota-se falhas adaptativas para essa população,visto que as características dos novos meios de comunicação não condizem com as particularidades dos idosos                     Diante dos pontos apresentados, tona-se evidente a importância de incluir os idosos no mundo digital. Portanto, o Governo e o Ministério da Educação devem investir em cursos básicos de informática, voltados para o público idoso, visando, por meio de uma metodologia especifica, o aprendizado e inclusão digital dos idosos. Além disso, Centros Universitários e a sociedade devem incentivar os departamentos de desenvolvimento tecnológico, por meio de subsídios, a criação de dispositivos que atenda as necessidades do público idoso. Dessa forma, com a implementação das açoes propostas, será possivel expandir a inclusão digital entre a terceira idade.