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Enviada em: 31/10/2018

Segundo Bernard Shaw, '' ninguém é melhor por ter nascido em determinado país ou família'', tal afirmação não se encaixa perfeitamente em nossa sociedade, pois a falta de inclusão digital na terceira idade é um fato. Dessa forma, a dificuldade de interpretar a linguagem digital tem gerado um sentimento de exclusão aos idosos que encontram resistências em ingressarem no mundo digital. Nesse contexto, cabe avaliarmos os fatores que ocasionaram tal situação.   Em primeira análise, a dificuldade encontrada pelos idosos em interpretar a linguagem digital têm levado ao mal uso das tecnologias disponíveis; isso ocorre por que a forma de aprendizado deles serem diferentes dos jovens atuais, os quais já nascem praticamente em contato direto com tais tecnologias. Além disso, a resistência encontrada em assimilar às novas tecnologias deve-se também a incompatibilidade aos programas atuais os quais fornecem medidas de acessibilidade para pessoas de diversas deficiências, no entanto, não fornecem aos idosos, como a exemplificar: letras maiores, ícones bem visíveis e interface mais fáceis de navegar. Nessa perspectiva, os idosos sentem-se excluídos, pois com o avanço tecnológico, mudaram também as formas de se relacionarem, pois, atualmente, as redes sociais são áreas de convivência e encontro das pessoas e, assim, ao não participarem desse mundo surge a exclusão.    Em conformidade ao exposto, o sentimento de exclusão gerado pela não participação social e tecnológica dos idosos se dá por que há um interesse por parte dos mesmos em ingressarem no mundo digital, mas a falta de conhecimento os impede de tal ação. Além disso, a correria do dia-a-dia associada à forma de aprendizado dos jovens serem diferentes daquelas gerações anteriores a sua, faz com que produza uma incompatibilidade de linguagem tanto por parte das pessoas que ensinam quanto das que querem aprender. No entanto, há projetos que vão contra essa realidade como o Netos de Aluguel, criado por Ramon Miranda, o qual percebeu essa dificuldade dos idosos em aprender o uso de tecnologias e, hoje, ensina-os a usufruir desse bem por meio de atividades repetitivas, paciência e outros artifícios que facilitem o aprendizado.   Portanto, há à necessidade de medidas que alterem esse panorama. Deste modo, cabe ao Governo investir em atividades educativas,salas de ensino prático as quais envolvam às novas tecnologias, para que os idosos ingressem no mundo digital e tenham contato com os aparelhos eletrônicos. Ademais, a família junto ao indivíduo devem entender a importância da inclusão digital na terceira idade e auxiliar o dioso no que for possível, com paciência e linguagem acessível de forma a agregar conhecimento,pois é preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam, como citou Michel Focault.