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Enviada em: 01/11/2018

A teoria da "modernidade líquida", proposta por Zigmunt Bauman, afirmava que na sociedade contemporânea o homem precisa adaptar-se as situações e tecnologias, caso contrário, será excluído. O pensamento do sociólogo polonês nos permite refletir sobre como é angustiante e prejudicial para um idoso não estar incluído digitalmente devido aos impasses presentes na sociedade. Nesse sentido, é possível deferir que os métodos inadequados de ensino, bem como os desgostos das tentativas de aprendizado ilustram graves desafios para a plena inserção desses indivíduos.  Inicialmente, deve-se pontuar que, geralmente, quando um idoso interessado em aprender a manusear algum sistema tecnológico recorre à ajuda de um jovem, o qual não se encontra preparado para lidar com tal tarefa, pois os mais novos sempre estiveram imersos nesse âmbito. Sob esse viés, podemos concluir que quando um adolescente, ou adulto, acostumado com aparelhos modernos e desqualificado para esse tipo de atividade tende- em boa parte dos casos- a não ter a paciência necessária. Os mais velhos, por sua vez, acabam sentindo-se inúteis e tendem a desistir da inclusão digital, acreditando serem incapazes de alcançar o desejado feito.  Partindo de tal lógica, outro entrave para essa questão seria justamente o sentimento de impotência presente em significativa parte de idosos. Segundo dados divulgados pela Revista Brasileira de Psiquiatria cerca de 40 mil pessoas acima de 60 anos encontram-se em estado de depressão, ademais, 60% desses casos são motivados por frustrações com a vida na terceira idade, tendo em vista que esses disseram não conseguir viver sob o estilo contemporâneo. Por conseguinte, é perceptível como a baixa auto estima mantém tantos indivíduos longe de algo que poderia ser bastante benéfico simplesmente pelo equivocada percepção de incapacidade, sendo que o contanto com o mundo virtual, esses poderiam superar a solidão e construir confiança em suas capacidades.   Destarte, com o fito de ampliar as oportunidades de inclusão digital para esses cidadãos, cabe ao Governo Federal, através da parceria com instituições de ensino técnico, implantar um mutirão nacional e periódico para o ensino de computação e cursos da área da tecnologia, exclusivamente para idosos. Essa medida contaria com uma equipe especializada de professores de informática, bem como com psicólogos e assistentes sociais para atender certos longevos. Outrossim, esses eventos seriam amplamente divulgados pela mídia e ocorreriam semestralmente durante vários dias. Dessa forma, poderemos amenizar os prejuízos sociais e psicológicos sofridos por idosos, incentivando também uma adaptação à sociedade inconstante que Bauman tanto estudou.