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Enviada em: 21/01/2019

Whatsapp. Facebook. Instagram. Twitter. Bankline. Esses termos remetem a aplicativos que todos os dias os usuários do meio virtual fazem uso, ora para solucionar os problemas do cotidiano com mais agilidade, ora para preencher momentos tediosos do dia. É compreendido os benefícios oferecidos pela era digital, no entanto a adaptação da terceira idade a tal era se torna uma problemática, dado que os costumes antigos ainda são evidentes no cotidiano da população desse grupo etário e a linguagem da internet se torna um empecilho para facilitar a inclusão.      Em meio à era tecnológica, tornou-se cada vez mais frequente a utilização da internet em serviços bancários por meio de aparelhos celulares - os smartphones. Assim sendo, percebe-se o impasse que estes tipos de serviços proporcionam à terceira idade, uma vez que esse grupo possui pouco conhecimento acerca da utilização de aparelhos eletrônicos e smartphones e estão acostumados aos métodos antigos. Dessa forma, a população idosa acaba sendo excluída desses meios virtuais e, também, limitada a usar serviços na própria agência bancária, visto que, às vezes, o smartphone se torna necessário para acessar a conta e realizar processos na mesma.        Ademais, com o recente crescimento da era da pós-verdade, vale ressaltar que, uma vez dentro da internet, os idosos se tornam mais suscetíveis a caírem nas famosas "fake news", em razão de não conhecerem sites e fontes que sejam confiáveis. E, destacando isso, é sabido que o algoritmo presente nesses sites ofereçam cada vez mais propagandas sensacionalistas e inverídicas a serem clicadas. Isto posto, percebe-se que a linguagem da internet ainda é muito limitada e exclusiva a grupos que possuem um maior conhecimento e experiência no meio cibernético, o que acarreta no aumento da dificuldade de incluir a terceira idade no mundo virtual.       Dado tais argumentos, é inegável a necessidade de solucionar os problemas apresentados. Logo, é imprescindível que bancos disponibilizem propagandas, juntamente com a mídia e também em suas agências bancárias físicas, que informem e ensinem a forma correta, de um modo objetivo e de fácil interpretação, de utilizar os serviços de banco online e os serviços de caixas eletrônicos que necessitam do uso de smartphones, assim auxiliando na inclusão da terceira idade no meio virtual. Para mais, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), juntos, devem criar propagandas disponíveis em todo meio de comunicação, especialmente o televiso, contendo guias práticos e passo a passo de como utilizar a internet de um modo seguro e prático, ensinando principalmente a linguagem virtual. Destarte, a terceira idade seria inserida de uma maneira confiável e positiva, adaptando-se aos meios práticos do dia a dia.