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Enviada em: 11/07/2019

No final do século XX, iniciou-se a terceira revolução industrial que representou uma mudança radical na forma de se comunicar, principalmente, a partir da criação da internet. Outrossim, com o avanço tecnológico, a aquisição de informações e as relações sociais tornaram-se mais dinâmicas e, com isso, ouve um grande crescimento na integração das pessoas. Entretanto, as porções da sociedade que não aderiram a esses novos processos, principalmente por falta de auxílio, como os idosos, foram deixados de lado. Sob tal ótica, é necessário considerar as causas das dificuldades da inserção dos idosos no ambiente tecnológico e as consequências dessa exclusão.       A priori, cabe apontar a não compatibilidade entre a forma de aprendizado dos mais velhos e a forma de vida da sociedade contemporânea. Visto que as gerações anteriores foram criadas em um momento em que não existia o mundo digital, as relações ocorriam de forma mais lenta e calma. Entretanto, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman: "vivemos em uma modernidade líquida", isto é, as interações na sociedade contemporânea são mais dinâmicas  e menos duráveis. Desse modo, sem auxílio, os idosos possuem dificuldade de se inserirem nesse mundo virtual e, por conseguinte, são excluídos das relações.       Nesse contexto, é valido destacar as consequências negativas dessa segregação. A internet pode gerar inúmeros benefícios para essa população como o estímulo a memória, o aumenta da auto estima e a facilidade de se comunicar com outras pessoas. Porém, como não possuem auxílio para realizar essas atividades não desfrutam dessas ferramentas. Ademais, antigos hábitos, como o de ter álbuns de fotos, são substituídos pelas novas formas de comunicação, e por conseguinte, retira as antigas formas de socialização que ainda mantém essas pessoas interagindo.       Fica claro, portanto, a necessidade de estabelecer medidas para mitigar essa exclusão. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação incentivar a criação de mini cursos para os idosos a partir da liberação de uma verba às universidade que possuam formação na área da informática, como engenharia da computação, informática, engenharia de redes, entre outras, para que elas abram estágios remunerados aos estudantes desses cursos, a fim de, auxiliar os idosos no aprendizados para que possam se beneficiar das ferramentas que a internet disponibiliza. Ademais, esses cursos devem ser divulgados pela Secretaria da Educação em veículos midiáticos que alcancem essa população, como a televisão e jornais impressos, somente assim ocorrerá a democratização das ferramentas tecnológicas e a inclusão dos idosos na sociedade contemporânea.