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Enviada em: 01/08/2019

A Terceira Revolução Industrial, iniciada em meados do século XX, foi marcada pelo advento mundial dos meios tecno-científicos e das telecomunicações. Contudo, no Brasil, o acesso à internet ocorreu apenas por volta dos anos de 1990 e o uso desse "mundo digital" cresce continuamente - principalmente entre o público jovem. Entretanto, permeiam grandes desafios à respeito da inclusão digital da terceira idade no século XXI, motivadas não só pelas limitações quanto ao acesso às tecnologias, como também pela falta de ensino digital para inclusão dos idosos.    Primordialmente, é necessário analisar uma pesquisa feita pela revista Exame, que revela que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de grande consumo tecnológico. Todavia, esses aparelhos não são adaptados a todo público consumidor, pois há limitações que impedem o uso de idosos, como o tamanho da fonte e dos ícones. Esse fato leva à não utilização dos aparelhos eletrônicos pelos mais velhos, devido à grande dificuldade de visualização da tela e de leitura.    Ademais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), apenas 25% dos idosos utilizam a internet atualmente. Essa exclusão decorre também por consequência da falta de voluntariados para o ensino digital à terceira idade que, por essas razões, não conseguem fazer uso dos aplicativos nos celulares devido ao grande desafio de se adaptarem aos novos meios tecnológicos.    Portanto, é mister que ações sejam tomadas para solucionar essas questões. Para que os atendentes comerciais sejam melhor capacitados para atender o público idoso e configurarem seus aparelhos eletrônicos no ato da compra, de modo que atenda suas necessidades, urge que as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) promovam cursos gratuitos aos vendedores por meio de aulas presenciais explicativas, que objetivam oferecer atendimento qualificado aos mais velhos. Além disso, cabe às prefeituras organizarem projetos escolares para o ensino digital, que serão ministrados pelos próprios estudantes, a fim de otimizar o aprendizado dos idosos quanto ao uso da internet. Desse modo, observar-se-ia o fim desses conflitos digitais que cercam a terceira idade.