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Enviada em: 19/08/2019

Para Paulo Freire, filósofo e educador brasileiro, a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças. Nesse sentido, a inserção de idosos no âmbito digital não é efetiva, visto que não há adaptação na forma como o aprendizado é transmitido para alcançar essa parcela social. Portanto, os desafios para a inclusão digital da terceira idade devem ser superados com a finalidade de alcançar uma sociedade integrada.    Em uma primeira análise, a falta de acesso a educação se configura um impasse -o maior de todos- a inclusão de idosos no mundo "tech" . Sendo eles, o maior grupo entre os analfabetos, segundo o IBGE, com taxa de 19% em 2017, infere-se o problema; não há como alfabetizar tecnologicamente pessoas que foram privadas de um importante direito universal: a leitura.   Em uma segunda análise, a falta de adequação do processo pedagógico tecnológico para a terceira idade os isola dos benefícios trazidos pelos recursos digitais. Dessa forma, há uma contradição social em relação ao pensamento  de Paulo Freire, já que as diferenças vivenciadas pelos idosos não estão sendo incluídas.    Dessa maneira, urge a criação de medidas para a resolução de tais problemáticas. Para Kant, o ser humano é produto da educação. Assim, o Ministério da Educação deve ampliar a divulgação através da Mídia, de programas como a Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), afim de que mais idosos sejam alfabetizados e também, incluir no Educação de Jovens e Adultos uma disciplina que ensine de forma adaptada, o uso da tecnologia a terceira idade. Assim, o Brasil será uma sociedade mais justa no quesito inclusão digital para idosos.