Materiais:
Enviada em: 20/08/2019

De acordo com o filósofo francês, pensador da área de tecnologia e sociedade, Pierre Lívey: "Toda nova tecnologia cria seus excluídos". Nesse contexto, infere-se que no universo da tecnologia digital, a terceira idade enfrenta uma exclusão que acarreta em um isolamento social que a impede de aproveitar os benefícios das tecnologias atuais. Desse modo, é flagrante que há, no Brasil, desafios a serem superados para garantir a inclusão digital dos idosos, pois isso significa assegurar o acesso à interação social e o direito à vida digna para esse grupo.            Convém ressaltar, mormente, que o aumento da população idosa é algo evidente no país e, por isso, é imprescindível que o Poder Público cumpra a sua função social de garantir o direito de interação social da terceira idade, uma vez que há um distanciamento inegável dos idosos e o corpo social. Segundo o cientista americano Nicolas Negroponte:"computação não se relaciona mais a computadores, relaciona-se a viver", isto é, para viver na sociedade atual é preciso está inserido no universo digital. Diante disso, são necessárias políticas públicas para a inserção da pessoa idosa á esse novo contexto social, a fim de evitar seu isolamento da sociedade.             Em segundo plano, é preciso salientar que outro grande desafio que contribui para a exclusão digital dos idosos é a falta de estímulo social e familiar. Sob a máxima do sociólogo Emile Durkheim, o homem é produto do meio, ou seja, é preciso que haja um esforço da própria família e sociedade para motivar a terceira idade a buscar a inserção no meio digital. Nesse sentido, essa inclusão aumenta a autoestima do idoso, além de ajudar na sua saúde mental, pois os médicos geriatras afirmam que o contato com o celular e computadores estimulam a memória. Portanto, não há dúvidas que a alfabetização digital dos idosos trará muitos benefícios para os mesmos.               Destarte, fica claro a importância de mitigar o isolamento social e de garantir o direito à vida digna da terceira idade no Brasil. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, em parceria com as Universidades Federais, organizar cursos presenciais sobre o básico da tecnologia e internet para os idosos. As aulas podem ser ministradas pelos acadêmicos de computação, como uma forma de estágio da própria graduação, e devem ser feitas em grupos para estimular a interação social dos participantes. Ademais, as emissoras de televisão aberta devem, por meio de propagandas, divulgar esses cursos gratuitos, com vistas  Espera-se, com isso, superar os desafios atuais e minimizar, no país, a máxima de Lívey. a divulgação dos cursos deve ser feita por mídias tradicionais e de porta em porta,  Espera-se, com isso, superar os desafios atuais e minimizar, no país, a máxima de Lívey.