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Enviada em: 11/09/2019

As inovações tecnológicas estão arraigadas na sociedade mundial. Entretanto, os idosos não estão usufruindo todos os benefícios da vida moderna, uma vez que, apesar do crescimento expressivo desses no contexto populacional, é notória a dificuldade de sua inclusão digital. Assim, faz-se necessário debater acerca das causas e consequências desse conflito.    Em primeiro plano, urge analisar os motivos que empecilham o aprendizado na terceira idade. Segundo o Estatuto do Idoso de 2003, é direito das pessoas com 60 anos ou mais o acesso à educação, formal e tecnológica, para sua integração na vida moderna. Porém, constata-se que muitos idosos não possuem esse direito assegurado, tendo em vista que o governo não investe o suficiente na área de educação senil, assim, acabam não aprendendo como utilizar os meios tecnológicos, e tendem ao isolamento sociodigital.       Ainda, outro fator a salientar é o crescimento exponencial do número de pessoas na terceira idade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), a quantidade de idosos, no Brasil, cresceu 60% em uma década. Porém, o número de idosos envolvidos com a tecnologia não se desenvolveu no mesmo ritmo, visto que muitos não possuem apoio da sociedade para ensiná-los a utilizar aparelhos digitais. Conhecimento esse cada vez mais necessário para facilitar a comunicação e o autoatendimento em ambientes como bancos e mercados.     Dessarte, faz-se necessário a tomada de medidas que revertam o entrave abordado. Posto isso, concerne ao Estado, mediante Ministério da Educação, investir mais na criação de centros de ensino tecnológicos focados na educação da população senil, com aulas de inclusão digital que ensinem como utilizar aparelhos do dia a dia. Também, cabe à população auxiliar os idosos que vivem no seu circulo social. Desse modo, poderemos aumentar a inclusão digital da terceira idade.