Envie sua redação para correção
    No filme "O Impossível" é abordado um desastre natural com um tsunami que mata centenas de pessoas. Nesse contexto, ocorreu o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho que foi resultado de uma falha técnica e negligência da equipe de monitoramento do local. Dessa forma, o acontecimento foi um crime que causou impactos no ambiente que persistirão e irão prejudicar diversas populações, visto que necessitam dos rios contaminados para a pecuária e usos domésticos. Diante disso, é importante analisar as causas e consequências dessa tragédia para a população.
    Primeiramente, as barragens de dejetos abrigam substâncias metálicas que podem prejudicar a saúde humana e animal. Por isso, há um controle da quantidade de matéria presente nas barragens, para que não se rompa e atinja as populações que vivem próximas a elas. No entanto, segundo dados do Jornal do Comércio de Pernambuco a Vale, mineradora multinacional brasileira, estava ciente dos perigos apresentados pela Córrego de Feijão, porém nada foi feito. Assim, a negligência da equipe de engenharia da empresa e da diretoria causou mortes e afetou o meio ambiente, o que é considerado um crime. Como consequência, pessoas que trabalhavam na mineradora ficaram desempregadas, e a subsistência da população se torna uma preocupação, pois os rios foram as áreas mais afetadas.
    Ademais, o rompimento da barragem prejudica o bioma aquático, já que o minério de ferro em contato com a água se sedimenta, o que o torna em um sólido. Ou seja, isso impede que a comunidade aquática capite luz para a fotossíntese, ou obtenha nutrientes, por causa da lama sólida. Além disso, a  população usa os rios contaminados para o abastecimento das casas, no entanto a contaminação da água a torna imprópria para o uso. Como resultado, a produção da empresa fica estagnada, o que causa impactos para a economia do país e, com isso, a revista Exame informou que o impacto já afeta o preço global do minério. Dessa maneira, a diminuição da produção de minério de ferro se conecta com a lei da oferta e procura, o que faz com que o produto tenha um aumento do preço e os compradores optem por outros fornecedores, o que prejudica a economia do Brasil. 
    Torna-se evidente, portanto, a necessidade de garantir a população a segurança, asseguração de vida e sustentabilidade para as futuras gerações.  Para que isso ocorra, é preciso que se crie um aparelho que indique a obstrução dos alteamentos que seguram as barragens, por meio da umidade da matéria que a compõe. Para isso ser possível, é necessário que o Poder Executivo e Legislativo liberem políticas públicas que serão utilizadas para a obtenção de matérias e profissionais da área tecnológica que desenvolvam o projeto. Com a iniciativa, as chances de erros ou negligência de equipes técnicas diminuíra e a população se sentirá mais segura para viver em locais próximos a barragens.