Envie sua redação para correção
    Consequências ambientais da tragédia de Brumadinho
       
       O filósofo Albert Schweitzer disse ''vivemos em uma época perigosa, o homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo'', o que remete à tantos desastres naturais causados pelo homem. Após a tragédia em Mariana, é nítido que não foi dada a devida importância para este acontecimento sendo que logo ocorreu o rompimento da barragem em Brumadinho. Esta deve ser considerada um crime ambiental pois, matou não apenas a população local, atacou também rios e espécies que viviam nele.
       Os metais pesados que adentraram os rios de Brumadinho podem causar a bioacumulação. Portanto, o organismo dos seres vivos que entraram em contato com essas substâncias vão absorvê-las. As cadeias alimentares entram em risco dessa maneira pois, o processo de biomagnificação pode ocorrer, passando esses químicos de um animal para outro.
       Além disso, o bioma Mata Atlântica teve parte de sua área soterrada, um bioma que concentra tanta biodiversidade. Ademais, nascentes de rios também foram soterradas, causando graves consequências no abastecimento de água nos locais que utilizavam estes recursos de Brumadinho.
       O ministério do meio ambiente deveria começar uma fitorremediação nos rios, usando de espécies de plantas que absorvem estes metais pesados. Entretanto, é imprescindível que este ministério se junte com o poder judiciário do país para criar uma multa maior para estes crimes. Assim, as empresas irão fiscalizar mais efetivamente seus trabalhos que podem trazer algum risco para o meio ambiente.