Desastre em Brumadinho e a gravidade da reincidência dos crimes ambientais

Envie sua redação para correção
    Segundo Sarte, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável; cabe a ele seu modo de agir. Logo, com o avanço do sistema capitalista,recai sobre o homem a responsabilidade de torna o mundo mais sustentável. No Brasil, a preocupação com a gravidade da reincidência dos crimes ambientais, se deve a negligência das empresas que atuam próximo a natureza, aliada à permissividade das autoridades, reflete a questão. 
       Referente a repetição na ocorrência dos crimes ambientais no Brasil, percebe-se que o descaso da mineradora Vale foi determinante para a ocorrência do desastre em Brumadinho. Semelhante ao que ocorreu na cidade de Mariana, Minas Gerais, quatro anos atrás, a empresa já possuía documentos que comprovavam a situação alarmante da barragem, assim como de outras dez. Mesmo assim, a informação foi descoberta, pelo Ministério Público, quando o desastre já havia ocorrido, demonstrando a completa irresponsabilidade da empresa. A repetitividade da atitude tomada pela mineradora em Mariana, causou o maior desastre ambiental já registrado no Brasil.
      Além disso, a atitude permissiva do poder público em ambas ocasiões fomenta o descaso das empresas. Segundo o Ministério Público Federal, os responsáveis pelo desastre de Mariana ainda recorrem na justiça. No caso de Brumadinho, o mesmo órgão declara ainda estar a procura de um culpado específico, segundo uma matéria publicada em fevereiro deste no pela BBCNews. A falta de punição imediata para as empresas responsáveis incentiva sua atividade relapsa no dever de garantir a segurança da natureza na qual está estabelecida, bem como da população ao seu redor. 
      Desse modo, é urgente que o poder público por meio do Ministério do Meio Ambiente unido ao Ministério de Justiça faça a fiscalização periódica de empresas, como mineradoras, que atuem próximo à natureza. Com isso, será possível identificar os culpados com rapidez, assim como punir de maneira eficaz e imediata os responsáveis, por meio de multas até mesmo o fechamento destas empresas, podendo, então, garantir a segurança a ambiental do local bem como da população.