Envie sua redação para correção
    Infelizmente após cinco séculos da sua invasão pelos portugueses, nosso país continua sendo visto no exterior como terra de ninguém, bonito e rico por natureza. Natureza essa que sofre com os desmandos desses gananciosos quem detém o poder financeiro, que visam apenas seus lucros e que propaga também a exploração do seu povo com mão de obra barata.
          A empresa Vale do Rio Doce que um dia pertenceu ao Brasil. Assistiu toda essa tragédia ambiental e de amplo impacto social sem muita culpa. Era esse o sentimento que aparentava ou a certeza de acordos corruptos que pudessem lhe tornar impune.
    
          Muitas vidas e sonhos se foram, e aos que sobreviveram acredito que sofrem com a dor da saudade e ainda por se sentirem sozinhos em uma guerra que já estão vencidos.
           E o mais preocupante é a reincidência; desastres desse tipo ainda assustam e tiram o sono da população que não tendo pra onde ir vivem próximos a esses locais.
    
          A falta de planejamento ou de manutenção é algo muito sério não se pode esquecer da fauna, da flora local e dos seus mananciais que ficaram devastados e poluídos deixando a população em total desespero.
    
          Quando será que o Brasil vai ser dono de si mesmo? Ter um povo mais consciente na hora de escolher seus representantes na política? Políticos que não pensem em lucro a qualquer preço e sim na civilidade e bem estar do seu povo?
          Persisto na ênfase que deve ser dada a educação somente através dela conseguiremos enfim nossa liberdade, nossa independência e valorização. As próximas gerações devem estar mais qualificadas para ter acesso a um futuro melhor e ter orgulho e respeito ao seu país. Evitando que o vendam a qualquer preço.