Materiais:
Enviada em: 18/07/2017

Visão Newtoniana     Na sociedade pós-industrial , é notória a problemática tangente ao desenvolvimento sustentável .Nesse víeis , associando ao ideário Marxiano que a economia é a base da sociedade , o consumismo e a falta de criticidade socieducacional , apresentam-se como catalisadores para a persistência da degradação ao meio ambiente .     A priori é importante elencar que políticas de cunho liberalistas corrobora para esse mal. A partir das revoluções indústrias, a mecanização da produção, o estimulo ao consumo tornou-se um fator primordial para a manutenção do sistema capitalista, para isso constrói-se a ilusão de que a felicidade seria alcançada a partir da compra do produto. Somado a isso, o mundo globalizado usa dos meios midiáticos para persuasão do indivíduo, assim a sociedade civil alienado pelo poder de compra, opta pelo produto mais divulgado no mercado, sem a consciência de que o consumo exacerbado é a causa da poluição de rios, mares e lagos ameaça a vida da fauna presente, juntamente com os lixões a céu aberto.     Além disso, uma instrução ambiental é a base para uma sociedade consciente. Segundo o sociólogo Emile Durkheim , as ações antrópicas são moldadas pela sociedade .Destarte , a falta de criticidade social em relação ao desenvolvimento sustentável é um fator que contribui para que as empresas não adotem politicas ambientais .Assim , como afirma o filósofo Immanuel Kant , o ser humano é aquilo que a educação faz dele , logo a emissão de gases poluentes dados por carros , e a inatividade civil perante a adversidade do desmatamento são problemas que sem uma pauta educacional na economia verde a persistira a degradação ao meio ambiente .     Portanto, mediante os fatos supracitados são notórios os impasses que contribui para a persistência do não desenvolvimento sustentável. É mister , que peças midiáticas como novelas e propagandas televisas e sociais , demonstrem a importância do equilíbrio entre consumo e sustentabilidade sendo vinculadas em rede nacional com subsidio estatal, afim de conscientizar a sociedade . Também é recomendável que haja um direcionamento escolar por meio do Ministério da Educação, ao aprendizado sustentável, assim como promover projetos escolares de reflorestamento realizados pelos alunos. Afinal, conforme a visão Newtoniana para que algo seja parado, é preciso que atue uma força superior e exterior.