Dilemas da doação de órgãos

Envie sua redação para correção
    Para o escritor e letrista Paulo Coelho,"O mundo muda com seu exemplo,e não com sua opinião". Essa afirmação permite uma reflexão acerca da importância de agir em prol do "estado de bem-estar social". Nesse contexto,a sociedade brasileira,no que tange a doação de órgão,não corrobora para o bem comum,na medida em que verifica-se um numero baixo de captação de Órgãos via doação. Tal cenário frustante pode estar correlacionado às crenças das famílias e o sistema de saúde deficiente.
         É importante pontuar que a desinformação das pessoas no que se refere à doação de órgãos inviabilizam,em grande parte,o procedimento.. A prova disso é que para acontecer a doação é preciso que haja a morte encefálica,que é falência do cérebro,mas com os outros órgão em pleno funcionamento. Assim sendo,as família custam a aceitar a morte,pois acreditam que um milagre possa acontecer por intervenção divina,o que cientificamente é quadro clinico irreversível. Dessa forma,os pacientes na fila de espera sofrerão muito,e um numero significativo irá a óbito.
        Alem disso,observa-se que a burocracia do SUS estar ligada ao baixo de numero de órgão captados e logicamente transplantados.Assim,sabe-se que a captação dos órgãos requer uma serie de procedimentos para evitar em estes entrem em sofrimento,o que estragar-los-ia. Com isso,apesar de existirem doares,o processo de cuidado do pré e pós operatório envolve um serie etapas tanto medicas como burocrática. Essa demora surrupeia um tempo do medico que ele não tem. Assim,o transplante não anda. 
     Fica evidente,portanto,que a religião e a falta de organicidade do sistema de saúde são molas propulsoras para aprofundamento do problema. Logo,o ministério da educação,por meio do MEC,deve inserir nos currículos da ensino básico matérias que abordem tanto aspecto social como cientifico da importância de doar órgãos. A mídia,também,deve abordar essa tem temática através de novelas,propagandas e jornais,com a finalidade de desmistificar certos fatos que confundem as pessoas. Dessa forma,um passo importante dar-se-ia para erradica esse problema:doação.