Envie sua redação para correção
    No universo hollywoodiano do diretor John Stockwell, o filme "turistas" alerta para uma prática presente em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, onde o filme foi gravado. O tráfico de órgão é uma assustadora realidade que permeia nosso corpo social e tem suprimido em muitas vezes a vontade das pessoas de aderirem a campanhas de doação voluntária por medo de serem vitimas. Esse dilema social precisa ser combatido,pois a doação é uma necessidade urgente.
         Analisa-se, primeiramente, que na rota  do comércio ilegal de órgãos o Brasil se destaca como vendedor para países desenvolvidos como: Estados unidos,Inglaterra,França,Itália, conforme dados de pesquisas.Além disso, práticas internas de desvios de condutas médicas são vista frequentemente, como a exemplo do emblemático caso que ocorreu em Minas Gerais, onde o nefrologista João Alberto Góes atestava morte encefálica de pacientes e retirava os órgãos  para vender no comércio ilegal, de acordo com o portal G1. Por isso, tem sido cada vez mais difícil convencer a população da necessidade da doação de órgãos.
        Vale ressaltar, que atualmente o país tem cerca de 45 mil pessoas na fila de espera, conforme a revista Veja. Esse dado alerta para que o Estado adote medidas que possam ir além de propagandas televisivas para atrair doadores, uma vez que, podemos entender a doação como algo voluntário e desenvolvido a partir de conceitos que envolvem o âmago de cada pessoa, a repressão ao tráfico de órgão pode gerar a credibilidade necessária para que as pessoas entendam e confiem nesse procedimento.
         Sendo assim, o Estado deve intervir de modo firme no combate a esses procedimentos ilegais, visando garantir a idoneidade do processo de doação. Cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, a criação de uma força tarefa formada pela Polícia Federal em conjunto com as Polícias Internacionais visando o desmantelamento de quadrilhas. Ademais, a sociedade por meio das redes sociais debater sobre a importância da doação .