Dilemas da doação de órgãos

Envie sua redação para correção
    Muito se tem discutido recentemente, acerca da enorme falta de doadores de órgãos no Brasil. Apesar de muitos saberem que a doação de órgãos é muito importante, muitas vezes não se tem a quantidade necessária destes e muitas pessoas no país acabam vindo a óbito. Por qual motivo isto acontece? O que fazer para acabar com este problema?
              Pode-se mencionar, por exemplo, como uma das principais causas desta ausência de doadores, o grande tabu social, onde pessoas mal informadas, acabam acreditando em várias mentiras em relação a esta questão, ao invés de se informarem. Outro fator existente é o da justificativa das famílias para não doar órgãos, pois grande parte diz que é pelo fato de nunca terem conversado sobre o desejo de doar com a própria família.
             Além disso , convém lembrar, que no Brasil o procedimento da doação de órgãos só pode ocorrer, caso haja o consentimento da família. No entanto no Brasil no ano de 2015 houve um recorde histórico no número de órgãos doados, de acordo com dados do próprio Ministério da saúde. Dessa forma, observa-se que tem melhorado altamente o problema, porém, infelizmente, não esta tudo completamente resolvido.
          Portanto, tendo em vista aspectos observados, medidas são necessárias para a resolução do impasse. O Ministério da Saúde deve fazer propagandas incentivando e desmistificando a questão da doação de órgãos, tentando retirar todos os mitos que permeiam a sociedade brasileira, através das mídias. É importante também que haja um maior debate sobre isso nas escolas, o Ministério da educação, deve colocar este tema como algo obrigatório na grade curricular principalmente, nas aulas de ciências e biologia. Para que a sociedade como um todo consiga aceitar a importância e não tenham medo de realizar o processo.