Dilemas da doação de órgãos

Envie sua redação para correção
    A doação de órgãos, é, sem dúvida uma das maiores descobertas científicas dos últimos tempos. A possibilidade de salvar uma vida, substituindo um órgão com deficiência por outro em pleno funcionamento, é, de fato, uma das soluções para aquelas pessoas que já não tem esperança de sobreviver. Porém, esse processo, vem encontrado algumas dificuldades para serem realizados.
        Infelizmente, no Brasil, cerca de trinta e duas mil pessoas estão inseridas no cadastro técnico único, na espera da doação de órgãos. Muitas vezes, a dificuldade de receber uma doação está ligada a falta de informação, com isso, cerca de 40 % das famílias não permitem a doação dos órgãos de seus familiares. Outro problema, enfrentado por aqueles que estão nas filas de espera, se da a má distribuição de equipes de saúde especializada, concentrando em sua maioria no sul e no sudeste do país.
          Mesmo com esses prolemas, em 2016 o Brasil bateu o recorde em doação, de acordo com o ministério da saúde, nesse período foram doados dois mil novecentos e oitenta e três órgãos, um crescimento considerável diante os últimos anos. A informatização do sistema também tem facilitado a identificação de doador e receptor compatíveis. Ainda que, o país tenha apresentado uma evolução aparente, ainda está muito abaixo da média mundial de transplante. Por infelicidade, grande parte das pessoas nas filas de espera vem a desfalecer devido a essa demora.
          Em síntese, para diminuir esses problemas, é necessário criar campanhas educativas nas mídias sociais, programas de televisão, rádios, e mídia impressa, conscientizando e levando informações mais sucintas as pessoas. Exercer parcerias entre instituições privadas, públicas e a sociedade civil, criando: rodas de debate, fóruns e palestras. Os municípios podem usar a  UBS (Unidade Básica de saúde) para levar informações aos pacientes. A inserção desse assunto na grade curricular  dos alunos, nas aulas de ciência e de biologia. E a capacitação de médicos em todo país para realização desse procedimento.