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Enviada em: 23/05/2018

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instaurado na Constituição de 1988 baseando-se em 3 princípios: universalidade, integralidade, e equidade. Inteiramente gratuíto, os serviços relizados nas instituições do SUS visam a promoção da saúde, prevenção e tratamento. Apesar de se tratar de um sistema de referência na imunização e no transplante de órgãos, é muito comum lidar com dificuldades ao buscar seus serviços.       É inegável que a situação da saúde pública atual brasileira vai contra os direitos citados na carta da Organização Nacional da Saúde e do Ministério da Saúde. Filas extensas, precariedade nas estruturas e falta de materiais são apenas algumas das diversas situações que impedem o sistema de funcionar como o proposto: de forma universal, igualitária e eficiente. A má gestão das unidades de saúde, além do despreparo da equipe, promovem o mau funcionamento das instituições, que deixam de realizar projetos e campanhas de prevenção, por exemplo.      Além disso, é evidente que uma das causas da precariedade do sistema de saúde pública atual é a má distribuição do atendimento. Com o número de faculdades de medicina cada vez maior, o país forma cada vez mais médicos. Segundo a OMS, o Brasil não se encontra em déficit de profissionais, porém há uma grande concentração no Sul e Sudeste do país, onde, consequentemente, há uma menor incidência de doenças que dependem de saneamento básico ou podem ser prevenidas através de vacinas ou cuidados médicos de rotina.      Por conseguinte, reivindicar esse direito constitucional é de extrema importância para a sociedade, já que se trata de um princípio básico de manutenção da vida. Para garantir tal direito é necessária a desconcentração da população médica do país, que pode ocorrer através da inserção de projetos de carreira, atraindo assim interesse em trabalhar nesses locais onde há déficit de profissionais. Ademais, é necessária a qualificação periódica e avaliação dos profissionais que atuam nos diversos setores da unidade de saúde, visando analisar e corrigir erros dos seus funcionários.