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Enviada em: 22/04/2018

Na Idade Média, as mulheres chamadas de bruxas eram condenadas pela Igreja Católica sem qualquer prova, durante o Holocausto Nazista milhões de judeus foram assassinados “apenas” por serem judeus e na atualidade, presos enfrentam condições sub-humanas nas cadeias, com o objetivo de extinguir episódios como esses, os Direitos Humanos foram criados. Entretanto, no Brasil, são tratados de forma ignorante pela população. O confronto a essa atitude pressupõe uma análise educacional.      Para Rosseau, o povo quer sempre o bem, mas, por ele próprio, nem sempre o conhece. De forma análoga, os brasileiros desejam que seus direitos sejam efetivados, mesmo sem saber quais são e como funcionam. Nesse bojo, a falta de informação acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DH) acarreta pensamentos falsos e deturpados. Assim, 42% dos cidadãos acreditam que a declaração serve para proteger marginais, segundo a ONU-Brasil. Tais condições ocasionam atitudes extremas, como as das pessoas que fazem justiça com as próprias mãos, torturando e por vezes matando outro indivíduo.     Além disso, a educação formal também corrobora a problemática. As instituições de ensino, principalmente infantil, por serem o lugar de formação do ser humano, deveriam estar mais centradas em promover um maior engajamento das pessoas em relação aos DH. Porém, é justamente nas escolas, onde estas prerrogativas não estão tendo êxito, a violência e o desrespeito se permeiam rapidamente nas salas de aula. Destarte, são necessárias ações no intuito de evidenciar a reflexão de Pitágoras: ‘’educai as crianças, para que não seja preciso punir os adultos’’.      Diante do exposto, a falta de instrução por parte da sociedade e a indiferença da esfera pedagógica, são grandes obstáculos para que se garanta o alcance dos Direitos Humanos para todos no Brasil. Em vista disso, é de responsabilidade dos poderes Executivo e Legislativo, que por meio de campanhas publicitárias nas redes sociais e nas TVs sejam capazes de dispersar os valores humanitários, no intuito de construir um cenário em que estes possam ser a base para resolução de muitas discussões sobre a nação, como os extremismos políticos e a falta de ética dos brasileiros. Ademais, juntamente com as Secretarias de Educação dos municípios, introduzam na grade escolar, matérias e projetos voltados para ratificação desses valores. Logo, todas as camadas da sociedade teriam acesso a um conhecimento que produziria um sentimento de altruísmo coletivo.