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Enviada em: 07/06/2018

No carnaval, período de acentuada criatividade festiva, é comum vermos cidadãos que não são índios com cocás e outros elementos da cultura indígena. Nesse exemplo, em que um indivíduo apropria-se de elementos de uma cultura diferente da sua, ocorre a apropriação cultural. Porém, muitas vezes o indivíduo não conhece o real sentido e valor desse elemento cultural e, pode até usá-lo em sentido desrespeitoso. nesse contexto faz-se necessário discutirmos sobre o processo de apropriação cultural.       Primordialmente, a globalização, com o auxílio das telecomunicações e e transportes de alta velocidade, promoveu o encurtamento de distâncias e, a consequente aproximação de diferentes povos e suas culturas. Esse contexto moderno de proximidade entre povos constitui-se num ambiente fértil para a apropriação cultural. dessa forma , tornou-se comum usarmos elementos de culturas distintas da nossa.       Naturalmente, como muitas coisas, esse processo cultural também possui seus prós e contras. Seu lado mais controverso manifesta-se no momento em que, um indivíduo usa traços de outra cultura de forma indiscriminada, sem conhecer os significados destes. Em 2016 a cantora Anita foi fortemente criticada por usar o cabelo dread, um elemento da cultura negra sendo usado não para apoiar esse cultura, mas somente por estética. Este exemplo nos atenta para a necessidade de esclarecimentos e discussões sobre a apropriação cultural.       Diante o exposto, entende-se ser fundamental esclarecer aos cidadãos quanto os significados e repercuções da apropriação cultural. Para tal o Ministério da Educação, deve incluir o tema no currículo de assuntos da disciplina de Sociologia no ensino médio, ao mesmo tempo, deve investir em campanhas publicitárias, nos meio de comunicação de massa, explicando o tema. E dessa forma impedir apropriações culturais indevidas.