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Enviada em: 17/02/2018

No início de 2017 uma jovem branca foi ridicularizada por uma uma negra em um metro por estar utilizando um turbante. Por meio de redes sociais, a jovem que sofria de câncer, relatou que foi advertida por usar um símbolo da cultura afrodescendente, com a justificativa de que ela estava se apropriando de uma culta que não era a sua. A partir desse momento reacendeu no Brasil a discussão sobre a apropriação cultural, como ela afeta as minorias e até que ponto ela contribui na miscigenação e multiculturalismo.   Primeiramente, vale ressaltar que a formação da cultura brasileira, tão aclamada pela sua diversidade e pluralismo é fruto de uma série de processos de apropriação cultural. A cultura brasileira formou-se, entre outros motivos, pelos fluxos migratórios que se iniciaram no século XVI com a vinda massiva de de africanos escravizados e culminaram nas ondas migratórias de europeus,  japoneses e chineses nos séculos XIX e XX. Durante todo esse período, assim  como hoje em dia, a troca de elementos culturais por diferentes grupos foi constante, oque gerou, por exemplo religiões como o candomblé, que misturam crenças africanas e católicas.   Um exemplo forte de apropriação cultural foi o recente crescimento acelerado dos restaurantes de culinária japonesa no Brasil. Mesmo muitos dos donos sendo ocidentais sem nenhuma descendência japonesa na houve uma discussão acerca de como eles utilizaram uma cultura diferente da deles para obter lucro. Nesse caso é visível que a polêmica da jovem branca com um turbante é fruto de um protecionismo criado pela cultura afrodescendente mediante a história de sofrimento e escravidão, de forma que, para proteger seu legado e suas raízes muitos negros se prendem a objetos e praticas próprias, oque se manifesta também em outras comunidades com um histórico de violência e repressão, a exemplo da comunidade indígena.   Portanto é visível que a problematização quanto a apropriação cultural é uma forma de protecionismo conservador a culturas geralmente marginalizadas ou minorias. É necessário que o ministério da educação, por meio de um projeto de lei torne obrigatória a inclusão de uma disciplina voltada para a esfera cultural. Nesta o aluno devera aprender a lidar com diferentes culturas , ajudando a combater a ideia negativa sobre a apropriação cultural e diminuindo os casos de preconceito, oque diminuirá o conservadorismo e repressão a culturas diferentes.