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Enviada em: 14/10/2017

O auxílio das escolas na formação de valores para a sociedade        Ideologia é um conjunto de ideias, princípios e valores que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo ou sociedade e refletem uma determinada visão de mundo, orientando uma forma de ação, sobretudo uma prática política. Assim acontece com a ideologia de gênero, que foi criada com o objetivo de tornar mais natural e aceito o homossexualismo e todas as suas modalidades.       A tentativa de inserir os conceitos da diversidade de gênero nas escolas visa a garantir que essas ideias sejam mais facilmente implementadas por atingirem justamente as crianças, cujos valores morais ainda estão sendo construídos. Entretanto é importante não confundir os papéis, pois cabe à escola o ensino da ciência e a formação de pensamento crítico. Já os valores morais e a orientação pessoal são ensinados pelas famílias.       A tentativa de inserção das questões de gênero nas escolas da educação básica e infantil depende da aprovação do Plano Municipal de Educação (PME), coordenado pelo Conselho Municipal de Educação e com representação governamental e da sociedade civil. O PME deverá estar em conformidade com os Planos Nacional e Estadual de Educação. Entretanto, a maioria dos municípios brasileiros derrubou a pauta.       O caso das escolas particulares ainda é mais complexo, por depender mais diretamente da influência e aprovação dos pais. Já se somam inúmeros casos em que as escolas particulares, por pressão de pais de alunos, voltaram atrás na escolha de materiais didáticos que abordavam as questões de gênero. Mas esta é uma ótima oportunidade para saber se "as ideias movem o mundo", como afirmava Hegel.       Abordagens mais amplas contra a discriminação de minorias em geral são mais facilmente aceitas e capazes de combater a discriminação e a violência física e psicológica contra LGBTs, que deve ser o objetivo daqueles que defendem a atuação das escolas na formação de valores.