Envie sua redação para correção
    O Iluminismo tinha como princípios a Liberdade, Igualdade e Fraternidade. No Brasil, desde a colonização sofre- se com a subordinação de indivíduos, o que fere esses ideais e reflete na sociedade que tem- se hoje. Com isso, surge a problemática da necessidade de combate ao tráfico de pessoas,que cresce intrinsecamente ligado a realidade mundial, seja por questões legislativas, seja pela situação de vulnerabilidade social, psicológica, e econômica da pessoa agredida e sua família.
      É indubitável que o tráfico de pessoas ainda é muito comum,como: trafico infantil, de órgãos e de mulheres para serem usadas como objeto sexual. Cenários em que o falho processo de fiscalização e punição contribuí para a perpetuação do problema,são comuns. Com efeito, as leis são insuficientes, uma vez que o sequestro de homens, mulheres e crianças para serem vendidas é incontrolável. Tal situação demonstra a insuficiência do Judiciário e a urgência de atuar rigorosamente contra a questão.
       Além disso, homens, mulheres e crianças são exportados, para venda de órgãos, trabalho escravo, exploração sexual e trafico de drogas. Estes crimes são mais recorrentes em países marcados pela pobreza, instabilidades políticas, desigualdades econômicas, que não oferecem dificuldades de trabalho. Nesse sentido, a população mais procurada são as de baixa renda, pouco instruída e em vulnerabilidade. Desse modo, as vitimas são induzidas a acreditar que irão ascender na vida, mas na verdade se trata de uma armadilha que pode levar ate a morte.
       Fica evidente, portanto, que é fundamental combater esse crime. Faz- se necessário que o poder Legislativo atue investindo em uma fiscalização e punição mais rigorosas para oferecer proteção a população. Cabe também ao Estado investir em palestras e campanhas midiáticas de conscientização com informações  sobre e como agir diante do tráfico, com disque denúncia e que estas cheguem as escolas e aos jovens. Assim, poder- se- a ter uma sociedade em que os ideais do Iluminismo serão mais presentes.