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Enviada em: 03/11/2018

Na obra “O segundo sexo”, Simone Beauvoir expõe a questão da formação da identidade feminina na sociedade, na qual a mulher possui seu papel previamente definido pelo meio em que está inserida. Hodiernamente, quase 70 anos após a publicação, a obra retrata um dos maiores obstáculos para a construção de uma sociedade igualitária: desigualdade entre homens e mulheres. Tal desigualdade pode ser expressa pela diferença salarial e pela expectativa social machista destinada as mulheres brasileiras.       Mormente, é preciso evidenciar que, historicamente, a mulher foi subjugada pela cultura patriarcal que estabelece o homem como protagonista da família e da sociedade, de modo que, como reflexo dessa ideologia a mulher foi caracterizada como o sexo frágil e inferior. Destarte, as mulheres tornaram-se alvos da desigualdade, fato que, no caso brasileiro, pode ser percebido pela diferença salarial que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ainda era de 30% no ano de 2014. Diante disso, fica claro que o Brasil precisa evoluir e superar as convicções patriarcais herdadas do passado para que seja possível garantir a igualdade de gênero no século XXI.       Outrossim, a expectativa social de caráter machista direcionada as mulheres potencializa a desigualdade de gênero. Um exemplo disso é o movimento “American way of life” que, em pleno século XX, reforçou a representação da mulher como dona de casa, mãe cuidadosa e esposa dedicada. Dessa forma, não é surpresa que, mesmo nos anos 2000, a igualdade precise enfrentar diversos obstáculos para ser efetivada na sociedade.       A desigualdade de gênero é, portanto, uma problemática que precisa de solução imediata. Logo, o Estado, em parceria com a mídia, deve combater o sexismo por meio de campanhas e incentivos no mercado de trabalho a fim de validar o ideal presente na Constituição brasileira de que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Ademais, é de responsabilidade das instituições de ensino difundir movimentos que estimulem o respeito mútuo recorrendo a atividades educativas que reforcem o trabalho em equipe objetivando alcançar a tão desejada igualdade de gênero.