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Enviada em: 31/10/2018

A colonização brasileira, por meio das missões jesuíticas, iniciou o processo de aculturação indígena, o que fez com que a cultura local fosse desvalorizada e abafada pela europeia. Diferente disso, nos dias atuais, é imprescindível valorizar a cultura nacional para o entendimento e formação da identidade nacional brasileira. No entanto, para que haja tal mudança é necessário vencer desafios como: falha educacional e falha estatal.   Em primeiro lugar, é necessário a análise da falha estatal. Isto é, a negligência por parte do governo para com artefatos culturais. Nesse viés, o Estado não dá preferência a assuntos de cultura nacional, o que faz com que esse setor seja sucateado, o que prejudica a valorização da cultura brasileira por parte do povo, à medida que, a mesma não é tratada com devida atenção. Um exemplo desse fato é o Museu Nacional que pegou fogo no ano de 2018 por falta de verbas para manutenção. Dessa forma, a negligência estatal é um dos desafios para a valorização da cultura nacional brasileira.      Outro fator a ser analisado é a falha educacional. Essa é o precário ensinamento das escolas sobre o assunto. O filósofo Immanuel Kant defendia que "o homem, nada mais é, do que aquilo que a educação faz dele". Nessa ótica, a instituição não oferece aulas e projetos de apresentação da cultura para os jovens e adolescentes, então, esses não são estimulados a valorizar os aspectos culturais nacionais, o que faz com que elementos como: músicas e o cinema brasileiro sejam considerados "ruins" em comparação ao norte americano. Com isso, o pouco ensino sobre o assunto cultural não permite a imprescindível valorização da cultura nacional.      Portanto, a falha educacional e a falha estatal são desafios a serem quebrados para a imprescindível valorização da cultura nacional. Para amenizar tais obstáculos é necessário que o governo federal invista nos patrimônios culturais históricos existentes no país, com envio de verbas mensais sem atrasos, de modo que o ambiente fique preservado e, assim, estimule a visita da população. Ademais, é necessário que a escola insira na grade curricular aulas de campo em museus e locais de cultura, junto a aulas teóricas sobre a formação cultural brasileira para que os alunos tomem ciência e conhecimento da importância de valorizar os aspectos culturais.