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Enviada em: 14/07/2019

Em seu livro "A rebelião das massas", José Ortega y Gasset, filósofo espanhol, afirma que, atualmente, o cidadão possui comportamentos determinados pelo exterior, não possuindo escolhas próprias. Isso resulta na massificação da sociedade, em que atinge, até mesmo, o âmbito cultural, fazendo com que os indivíduos tenham as mesmas preferências. Diante dessa realidade, é tácito que a cultura, mesmo sendo fundamental para a identidade nacional, é desvalorizada pelo mercado.   É preciso considerar, antes de tudo, a importância da cultura para a sociedade. Nessa direção, ela promove a reflexão e, consequentemente, o desenvolvimento do senso crítico, pois é por meio dela que as pessoas demonstram as suas crenças, hábitos e valores. Além disso, a cultura é indispensável para o entendimento da história nacional, pois ela reflete diretamente no comportamento dos indivíduos, mostrando os motivos e as convicções que levaram a determinada atitude. Ela é essencial, ainda, na economia, em que é utilizada em diversas regiões do Brasil para o turismo, gerando empregos e uma maior renda local.   Por outro lado, os elementos tradicionais estão sendo desvalorizados pela indústria cultural. À vista disso, Walter Benjamin, filósofo e sociólogo alemão, revela a reprodutibilidade técnica, isto é, a reprodução da cultura é voltada para o mercado, se afastando, assim, da sua essência. Dessa forma, visando a obtenção de lucro, a sociedade é incentivada, por meio das propagandas, a consumir, por exemplo, músicas, livros e filmes desvinculados com a cultura popular. Por esse motivo, os elementos tradicionais são, cada vez mais, esquecidos, acarretando na falta de difusão e a perda de crenças e hábitos.   Dentro dessa conjuntura, é imperioso a necessidade de medidas para a valorização da cultura no Brasil. Destarte, o governo deve garantir que ela sempre seja transmitida às pessoas. Para isso, ele poderia realizar, em todas as regiões do país, por meio do IPHAN — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional —, que contaria com a ajuda dos estados, debates locais, fazendo com que os indivíduos interpretem e entendam os elementos integrantes de sua cultura. Ademais, a mídia deveria, por intermédio dos meios de comunicação, disseminar não só o que é advindo da indústria cultural, mas também os hábitos, valores e crenças nacionais, viabilizando a conscientização da população em relação à sua importância . Por conseguinte, os brasileiros iriam valorizar a cultura nacional, pois, tendo em vista o que foi dito por José Ortega y Gasset, eles teriam escolha própria.