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Enviada em: 30/10/2017

O Brasil é um país multicultural devido a sua formação ser composta por imigrantes. E, embora o Ministério da Cultura já exista há algumas décadas no Brasil, ainda não foi consolidado de forma igualitária o acesso à cultura, existindo assim uma desigualdade sociocultural entre os brasileiros. Isso se deve, dentre outros aspectos, a falta de integração e acessibilidade em conjunto à mercantilização cultural que se tornam desafios para uma eficiente democratização.    Em primeiro plano, o Brasil se encontra em uma espécie de "apartheid cultural", ou seja, parte da população é privada do acesso a cultura por viverem em regiões periféricas. Com isso, a falta de locais próximos a bairros afastados dos centros urbanos e o valor elevado exigido nos locais que já existem, delimitam a participação de parte da população em por exemplo: peças teatrais, cinemas, espetáculos e outros. Contudo, a fim de difundir o acesso à cultura é necessário torna-la possível para todas as classes sociais e minimizar essas divergências espaciais.    Nesse viés, segundo o sociólogo Theodor Adorno em sua teoria da "indústria cultural", a arte passou a ser instrumento industrial com finalidades lucrativas. Diante disso, é possível reconhecer o impasse gerado pelo capitalismo que tem como objetivo através dos veículos de comunicação, a criação de uma sociedade consumista de culturas prontas, desprezando as imateriais como o folclore, frevo, dentre outras. Assim, torna-se indispensável a conservação de culturas regionais visto que são essenciais para a formação da identidade nacional.   Pelo exposto, urge uma mobilização por meio da sociedade e do poder público para democratizar a cultura no Brasil. Por intermédio do Ministério da Cultura, investir subsídios para a construção de espaços públicos como praças e anfiteatros nas periferias urbanas, capazes de reunir diversos movimentos culturais. Pelo mesmo, garantir o direito efetivo de benefícios já existentes, como o vale-cultura, para pessoas de comprovada baixa renda. Ademais, o Ministério da Educação em união com as escolas, deve incentivar projetos escolares e palestras, que promovam a integração da cultura brasileira em âmbito escolar, além de promover viagem aos lugares históricos. Deste modo, observada a ação conjunta entre indivíduos e poder público acarretará êxito na preservação cultural brasileira.