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Enviada em: 04/03/2018

A recente polêmica gerada pela exposição "Queermuseu", no Santander Cultural, em Porto Alegre, encerrada após protesto massivo nas redes sociais, trouxe uma dúvida: o brasileiro é qualificado culturalmente para censurar obras de arte? Considerando esta discussão, a diversidade cultural existente no Brasil e a baixa participação popular nesses eventos, conclui-se que a inserção cultural tornou-se um cenário desafiador para o Governo, para os educadores e para a sociedade.       Segundo a pesquisa "Panorama Setorial da Cultura Brasileira", realizada com mais de 1600 pessoas, de 16 a 75 anos, 42% não praticam nenhuma atividade cultural. Logo, um dado preocupante, pois a cultura é formadora de caráter, é agregadora de conhecimento e sabedoria, ou seja, é capaz de enriquecer e desenvolver uma sociedade.            Consoante a este cenário, desde 1991 vigora no país a Lei Rouanet, lei de fomento à Cultura através de incentivo fiscal à pessoa física ou jurídica. Desta forma, o Governo Federal estimula a participação de empresas e do cidadão a aplicar recursos em projetos culturais. Porém, mesmo com tantos incentivos, encorajar o brasileiro a consumir cinema nacional, arte, exposições, festivais regionais, música, antes mesmo de instigá-lo a julgar qualquer tipo de obra, é um grande desafio.       Diante do exposto, verifica-se a necessidade de estimular o interesse cultural desde a primeira infância e em todas as camadas sociais. Compete ao Governo Federal discutir medidas de ampliação da Lei Rouanet, trazendo a gratuidade dos eventos aos mais carentes. O papel do educador no ambiente escolar é incitar a curiosidade das crianças, por meio de demonstração de figuras, imagens, cinemas e excursões a museus e a locais em que a arte está exposta. Aos pais cabe o estimulo dentro de casa, deixando livros e exemplos de si mesmos acessíveis aos pequenos. Portanto, além do incentivo financeiro aos projetos culturais, deve-se incentivar o refinamento da alma ainda em formação para que se possa transformar esse contexto.