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Enviada em: 05/06/2019

A cultura consumista dos brasileiros pede mudanças urgentes, pois nos últimos dez anos a instabilidade econômica do país e evidente com altas inflações e a desvalorização do real no mercado financeiro. O que impede muitos indivíduos de manterem o mesmo padrão de consumo. Porém, a falta de conhecimento em organização financeira e a utilização do dinheiro de forma inadequada são as principais causas do desiquilíbrio na renda.       Em primeiro lugar, em 2010 um dólar custava em média dois reais e vinte centavos hoje equivale aproximado quatro reais, segundo dados da Bolsa de Valores de 2019. Isso significa que o Brasil é uma pátria de moeda instável, logo os investidores estrangeiros retiram suas empresas do país, a exemplo da Honda que fechou sua fábrica de carros na cidade de São Paulo em 2018. A desindustrialização gera o aumento do desemprego, que reflete diretamente na vida dos indivíduos que não fizeram uma poupança para pagar gastos com alimentação, moradia, transporte durante o período que está fora do mercado de trabalho.       Por outro lado, em 2010, o governo brasileiro criou a Executiva Nacional de Educação Financeira, com  a finalidade de promover melhorias no setor de renda do país, que vem sofrendo com altas inflações, juros abusivos. Isso mostra, a preocupação do setor público em poupar e investir de forma correta. De outra forma, uma parcela da sociedade realiza investimentos na economia compartilhada, com o auxilio de tecnologia vende ou aluga produtos que não utilizam para aumentar recursos financeiros.        Portanto é preciso investir no consumo consciente da população, então cabe ao Ministério de Educação Financeira capacitar os professores de matemática e economia, e o Ministério de Educação adicionar na grade escolar a chamada alfabetização financeira para os alunos do ensino médio, fundamental e universidades das escolas publicas e particulares, com a finalidade de ensinar a nova geração de trabalho a  investir dinheiro com segurança, poupar parte do salário que ganha, diminuir gastos com compras  desnecessárias. Assim formar novas ideologias.