Materiais:
Enviada em: 31/03/2017

A configuração de uma sociedade hiper consumista tem mudado na contemporaneidade. Essa mudança, entretanto, vem relacionando-se diretamente com o novo modelo econômico, chamado de Economia colaborativa. A necessidade de reformas na maneira de consumir, levou esse modelo a fomentar as pessoas a compartilharem ou usarem, simultaneamente, um mesmo produto. No entanto, embora esse modelo econômico tenha muitas adeptos, ainda há, na sociedade pessoas que discordam de suas medidas, já que há uma contradição entre esse meio e o sistema capitalista vigente na sociedade.                 Uma das consequências imediatas desse modelo econômico é a questão ambiental. A relação de sustentabilidade e preservação com o meio ambiente tem contribuído para que esse meio disseminar-se no ambiente social. No entanto, a economia colaborativa não tem alcançado a todos de forma homogênea, ou seja, ainda existe muitas pessoas que desconhecem esse modo de consumir. Assim, grande parte dos benefícios oferecidos por esse modelo ficam restritos a sociedade, contribuindo para que impactos ambientais como queimadas e desmatamentos, ainda aconteçam constantemente.               Além disso, países tem crescido sua participação na economia colaborativa, entre eles o Brasil. Esse vem apresentando-se como líder entre os mercados latinos- americanos em iniciativas de serviços compartilhados, evidenciando a eficiência dessa maneira de consumir. Prova dessa eficiência é o aplicativo Uber Pool, que é mais uma ferramenta dessa economia colaborativa, sendo usado para que pessoas usem o mesmo carro simultaneamente, de maneira bem sucedida. Dessa forma, apropriando-se das tecnologias de informação, esse modelo tem ganhado adeptos aceleradamente no país.                 Fica evidente, portanto, que a economia compartilhada tem mudado o cenário do consumismo na sociedade. Para garantir essa mudança, é imprescindível que o Governo invista em serviços compartilhados, visando diminuir os impactos ambientais advindos do consumismo. Cabe à mídia, ainda, por meio de propagandas publicitárias, divulgar os pontos positivos que a economia colaborativa traz, de modo a proporcionar o conhecimento desse modelo e incentivar as pessoas a apropriarem-se desse. Ademais, outras medidas devem ser tomadas, mas, como disse Oscar Wilde, “o primeiro passo é o mais importante de um homem ou nação”.