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Enviada em: 15/07/2018

Embora o avanço da educação brasileira esteja representado em dados significativos, como programa de financiamento e cotas, ainda há muito o que mudar para que a realidade no sistema educacional brasileiro também mude. O ensino só se torna transformador quando forma jovens capazes de fazer mudança no meio onde vivem, buscando sempre capacitação para, por exemplo, mercado de trabalho, e conhecimento de cidadania.   Além de ser um dos indicadores de IDH, a educação também é um dos aspectos que mais difere um país do outro, porque são ensinados às crianças e aos jovens formas de lidar com a sociedade, educação de forma geral e também em aspectos políticos e sociais. O Brasil está, cada vez mais, ampliando seu desenvolvimento tecnológico e levando isso até as escolas, o que faz com que os alunos se interessem mais pela aula e pelo conhecimento.   Entretanto, se comparado com outros países, o Brasil é ultrapassado no que diz respeito à preocupação com a educação. Como política de governo, o Brasil só começou a se preocupar nos anos 30, quando Getúlio Vargas criou o primeiro Ministério da Educação, 100 anos depois de outros países latino-americanos, 150 anos da Europa. O fato de o país não ter uma população majoritariamente educada levou à construção de uma das sociedades mais desiguais do planeta, porque pessoas com baixa escolaridade, na maioria das vezes, são pouco remuneradas e as pessoas com mais alta escolarização concentram muito dinheiro em suas mãos.  É necessário portanto, para que o ensino se torne cada vez mais eficiente e transformador, que haja investimentos em infraestrutura, para que os alunos possam usar biblioteca, quadra de esportes, laboratório, e para que esses investimentos sejam bem aplicados deve haver maiores critérios para selecionar administradores, sendo eles capazes de conduzir uma escola inteira.